“Vi treinando e pensei: o que podemos fazer para manter esse menino aqui? Talento excepcional, bom jogador, atitude, todo mundo ama”. A pergunta é de Jurgen Klopp. O garoto em questão era Allan que, em março de 2016, tentava um espaço no Liverpool após saída precoce do Internacional.
Atualmente no Flamengo, a cria do Colorado rodou o mundo e, nesta quarta-feira (20), retorna à antiga casa como visitante pela volta das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo do Disney+, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio.
Titular na partida de ida das oitavas de final na última semana, Allan vive um de seus melhores momentos com a camisa rubro-negra. Se hoje ele pede passagem entre os preferidos de Filipe Luís, há dez anos o destino pregava peças em seu caminho, como o próprio jogador conta.
Em entrevista ao ESPN.com.br, o volante revisitou o passado na base colorada, lembrou a atmosfera no Beira-Rio e projetou o confronto decisivo contra a ex-equipe pelo torneio continental.
Um dos destaques da base do Inter entre 2013 e 2015, Allan jamais recebeu a chance de atuar pelo profissional do clube, que contou com técnicos como Diego Aguirre e Abel Braga no período. Mesmo assim, o jogador não guarda mágoa do lugar que o lançou ao mundo.
“Eu era novo. Hoje em dia, os garotos estão subindo mais rápido. Naquela época, tinha um pouco mais de dificuldade, eu era um dos cotados na sequência e acabou que não aconteceu. Mas tenho um carinho enorme pelo Inter, porque foi o clube que me formou. Saí de casa cedo, longe da minha família, eles me acolheram bem, digamos que (o clube) ‘me criou’ e só tenho que agradecer”, reconheceu.
Com 19 anos e sem chances no profissional, Allan foi negociado por R$ 2,4 milhões com o Liverpool, mas também não chegou a atuar pela equipe inglesa por não ter visto de trabalho. Após empréstimos ao Hertha Berlin, Eintracht Frankfurt e Fluminense, ele foi comprado em definitivo pelo Atlético-MG, onde foi campeão do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil, além de tetracampeão mineiro.
No Flamengo desde 2023, o jogador já soma quatro títulos, incluindo a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil e o bicampeonato carioca. Após 30 partidas este ano e metade como titular, ele está a dez do total que disputou sob as cores rubro-negras em 2024, sua melhor marca pela equipe até então.
Torcida fanática
Após vencerem o duelo de ida por 1 a 0, os cariocas precisam de um simples empate para selar a classificação às quartas de final. A vantagem, no entanto, não garante tranquilidade, principalmente para quem já trilhou tanto este caminho no passado.
“Vai ser um jogo complicado, a atmosfera lá é difícil, a torcida também é fanática. A gente está esperando um jogo difícil, mas temos qualidade suficiente para chegar lá, fazermos um belo jogo e sairmos classificados”, disse Allan, que ainda admitiu uma sensação diferente ao pisar na antiga casa.
“Quando você passa por um clube é sempre diferente jogar contra por tudo que você passou. Tem muitas lembranças, então reencontra pessoas queridas, é sempre especial. Agora estou pelo Flamengo, estou focado aqui e quero ir lá para vencer”, garantiu.
Onde assistir a Inter x Flamengo?
Assista a Inter x Flamengo, nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.