COM ASSESSORIAS – A cada ano, o mercado leiteiro fica mais exigente e procura no criador maior produção, longevidade dos animais e eficiência. Esse conjunto de características, que se tornaram primordiais, está acessível a qualquer produtor, independentemente do tamanho do plantel ou da propriedade. Uma dessas tecnologias visa a identificação das melhores fêmeas do rebanho, que trarão resultados elevados.
Diego Ribeiro arrendou uma propriedade há oito anos no distrito de Catanduva, em Carambeí (PR). A Chácara Fortuna tem 35 hectares, sendo 13 hectares agricultáveis para plantio de milho para fazer silagem aos 25 animais em lactação. “Praticamente nasci e me criei no ramo, meu pai já trabalhava com leite. Na área que estou, eu comecei com um sócio, mas, depois de pouco mais de dois anos, continuei sozinho, comprando a parte dos animais dele”, explica Ribeiro.
Ele conta que o rebanho, na época, apresentava baixa capacidade e, nesse momento, em 2021, a IAMAX, distribuidora Cogent referência em genética bovina, entrou na sua vida. Foi iniciado o trabalho de implantação do sêmen sexado para aumento da qualidade do plantel, o programa de Teste Genômico PRECISION DNA®️.
A partir desse momento, Ribeiro já viu um aumento de 20% a 30% na produção de leite. Atualmente, é praticamente o dobro: saiu de 16 litros de leite por animal por dia para mais de 28 litros de média.
“Entregamos aos nossos clientes e amigos um pacote de soluções, que inclui não apenas a parte genética, mas também a genômica, identificando genomicamente os melhores animais da propriedade. Assim, ganhamos gerações em uma só”, destaca o diretor da IAMAX, Paulo Kessler.
O produtor Diego Ribeiro afirma que, como trabalha de forma arrendada, viu no melhoramento genético uma forma eficiente de produzir mais. “O melhoramento é uma forma dos animais darem uma resposta financeira dentro da propriedade. Eu não quis comprar nada de fora, queria começar com o que eu tinha em mãos”, explica. No futuro, ele gostaria de trabalhar com venda de genética, oriunda da sua propriedade.
Conjunto completo de soluções
O PRECISION DNA®️, ou teste genômico, é uma ferramenta que auxilia no processo de identificação das melhores fêmeas do rebanho, com características como produção, saúde, conformação etc. Isso torna mais fácil a seleção das melhores fêmeas para fazer reposição e tomar outras decisões importantes, como a escolha do pacote de touros para o acasalamento genômico. “Conseguimos identificar os melhores animais que o criador tem na sua propriedade e apontarmos o melhor touro para o acasalamento ideal, de forma assertiva. Dessa forma, conseguimos ganhar uma, duas, três gerações de animais, que terão, com toda a certeza, maior produção, longevidade e produção de sólidos, tudo o que o exigente mercado demanda”, afirmou Kessler
Além do PRECISION DNA®️, o criador dispõe de tecnologias acessíveis de abordagem integrada, como o BEEF ON®️, EcoFeed®️ e STRATEGY®️, que auxiliam no ganho genético nas próximas gerações.
“Desde a introdução da genômica na indústria leiteira em 2009, houve mais progresso genético nos últimos dez anos do que nos últimos 50 anos no setor, desde a introdução da inseminação artificial”, explica o diretor da IAMAX.