Ainda não foi dessa vez que a seleção portuguesa confirmou a vaga direta à Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira (13), em Dublin, o líderes do Grupo F visitaram a Irlanda e acabaram surpreendidos pelos donos da casa, que venceram por 2 a 0, adiando uma possível classificação lusitana.
Portugal poderia encaminhar a vaga até mesmo com um empate, já que tem melhor saldo de gols que a Hungria, vice-líder, mas o revés tirou qualquer possibilidade, dando ainda uma sobrevida aos irlandeses.
A seleção de Cristiano Ronaldo, que mais uma vez esteve em campo como titular, pagou o preço de um primeiro tempo muito ruim, cedendo uma importante vantagem no placar para o time da casa. E o camisa 7 foi um dos responsáveis pelo resultado desfavorável, já que foi expulso ainda no início do segundo tempo por conta de uma cotovelada nas costas de um jogador adversário.
Agora, a seleção portuguesa terá uma “final” com a Armênia, na última rodada, no próximo domingo (16), no Porto, e se garante no próximo Mundial com uma vitória. Mas pode ficar com a vaga até se empatar ou perder, porém, neste cenário Portugal dependerá de uma combinação de resultados.
A Irlanda, por sua vez, também terá uma decisão contra a Hungria no seu último jogo nas eliminatórias, sonhando até mesmo com a vaga direta, mas este cenário é o mais complicado, já que Portugal teria necessariamente que perder, e os irlandeses vencerem de goleada. Porém, uma vitória garantirá uma das duas seleções na repescagem.
O jogo
O primeiro tempo foi um verdadeiro desastre para os portugueses, que viram a Irlanda abrir 2 a 0 no placar.
O “carrasco” da seleção portuguesa foi o atacante Troy Parrott, do AZ, da Holanda, que fez os dois gols irlandeses. O primeiro aos 17 minutos, aproveitando assistência de cabeça após cobrança de escanteio.
Já quase no fim da primeira etapa, o camisa 7 irlandês fez uma boa jogada individual, invadiu a área e bateu colocado para ampliar.
No segundo tempo, Cristiano Ronaldo foi expulso aos 16 minutos, após agredir um jogador da Irlanda com uma cotovelada em lance sem a bola, e o árbitro confirmou o cartão vermelho após revisão no monitor do VAR.
O camisa 7 português ficou muito irritado com a expulsão e ironizou com palmas e fazendo o sinal de choro com as mãos enquanto deixava o gramado.
Com 10 em campo, Portugal teve dificuldades de buscar uma reação, e o placar da primeira etapa se manteve, com a Irlanda confirmando a vitória em casa.
A expulsão também deixa Cristiano Ronaldo de fora do último jogo de Portugal nestas eliminatórias, no Estádio do Dragão.
Classificação nas eliminatórias europeias:
-
Irlanda: 3° colocado, com 7 pontos
-
Portugal: 1° colocado, com 10 pontos


