
Belém do Pará sedia nesta semana a Cúpula de Líderes, evento que marca o início simbólico da COP30 e reafirma o protagonismo do Brasil nas negociações climáticas globais.
O evento conta com a participação de 57 líderes globais e cerca de 150 delegações foram confirmados para participar das discussões. A abertura ocorreu no Centro de Convenções do Parque da Cidade, espaço que será palco da COP30, uma área equivalente a 200 campos de futebol.
A plenária geral começou por volta das 10h50 e contou com discursos de nomes importantes do cenário climático mundial. A secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial, Celeste Saulo, destacou que “não há como reescrever as leis da física, mas é possível reescrever o nosso caminho”, em referência à urgência de reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Na sequência, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou “Implementação, Implementação, Implementação”. Para ele, o tempo das discussões acabou, é hora de agir e implementar as medidas já acordadas.
Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da Amazônia nas estratégias globais de mitigação climática e defendeu a justiça climática como elemento central do combate à pobreza, à fome e às desigualdades. “Será impossível conter a mudança do clima sem enfrentar as desigualdades dentro das nações e entre elas”, afirmou.


