A CBF publicou nas últimas horas em seu site oficial os áudios entre campo e cabine do VAR do árbitro Anderson Daronco e Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira a respeito do lance do pênalti assinalado a favor do Corinthians contra o São Paulo, na vitória do Alvinegro por 3 a 1, na Neo Química Arena.
Em campo, Daronco entendeu que o choque entre Ferreirinha e Breno Bidon foi “corpo a corpo”. Porém, o VAR pediu que ele segurasse o reinício da partida e identificou um “tranco nas costas” do atacante do São Paulo em cima do meio-campista do Corinthians.
“Daronco, recomendo revisão do lance para possível penal. Jogador dá um tranco nas costas. Olha o atacante e dá um tranco nas costas”, disse Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira. Após ida ao monitor, Daronco marcou o pênalti, mas sem mostrar o cartão amarelo.
Na batida, Yuri Alberto abriu o placar. No segundo tempo, Tapia deixou tudo igual. Mas, nos minutos finais, Memphis, com um golaço, e Yuri, de novo, ampliaram para 3 a 1 e deram a vitória ao Coringão no clássico.
Veja abaixo o diálogo entre campo e VAR no lance do pênalti para o Corinthians:
ÁRBITRO: Anderson Daronco
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
AVAR: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
ÁRBITRO: “…corpo, corpo”
VAR: “Tem que segurar, tá?”
AVAR: “Vou checar esse lance de área”
ÁRBITRO: “Para mim é corpo com corpo, não existe prolongamento de braço”
VAR: “Ele faz o tranco nas costas claramente para mim. Ele olha para o jogador e vai só no corpo. Ok? Posso chamar?”
VAR: “Daronco, recomendo revisão do lance para possível penal. Jogador dá um tranco nas costas. Olha o atacante e dá um tranco nas costas”
ÁRBITRO: “Ok, estou indo então”
ÁRBITRO: “Me dá uma câmera mais alta. Uma câmera mais alta por favor, Fazekas”
ÁRBITRO: “Ok, velocidade normal agora. Eu quero em velocidade normal”
ÁRBITRO: “Ok, só mais uma em câmera lenta. Vamos definir bem esse contato”
ÁRBITRO: “Vejo o jogador do Corinthians a todo momento esperando a bola e olhando para a bola, o jogador do São Paulo olha diretamente para o jogador do Corinthians e dá um tranco nas costas, ok? Volto com a decisão de pênalti e sem cartão amarelo” VAR: “OK”


