Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

de Oswaldo Aranha aos amigos do aiatolá

Em reportagem publicada na Edição 275 da Revista Oeste, Adalberto Piotto traça o definhamento do Itamaraty. Do protagonismo brasileiro para a criação do Estado de Israel, com Oswaldo Aranha na liderança da assembleia na ONU, as relações exteriores do país agora parecem determinadas a ficar do lado errado da história. 

Seja a respeito do conflito no Oriente Médio ou da guerra entre Rússia e Ucrânia, diz Piotto, o petista parece incapaz de desassociar seus vícios ideológicos — alimentados por uma amizade com o panteão completo dos ditadores do século XXI — da realidade como ela é. 

Leia um trecho da reportagem sobre o definhamento da diplomacia do Brasil

“A decisão democrática da ONU que criou o Estado de Israel teve ampla maioria, com 33 votos a favor, 13 contrários e 10 abstenções. Ao ignorar a história que está sendo escrita em nosso tempo e a que escreveu um dos mais brilhantes diplomatas de seu próprio corpo, o atual Itamaraty de Lula não parece se contentar em ter perdido a notória capacidade diplomática do Brasil de mediar, mas também promove um desgaste sem paralelo da imagem do país na comunidade internacional. Hoje é visto com desconfiança pelo mundo civilizado. Não só. A terceira gestão de Lula nas relações internacionais vai contra as crenças, a tradição, a cultura e os valores dos próprios brasileiros que renegam sua política externa.

E essa desconexão é verbalizada pelo próprio presidente Lula, cujo governo de visão distorcida da realidade sequestrou o Itamaraty. Nos três recentes conflitos a que o mundo assiste apreensivo e sobre qualquer assunto de defesa dos valores democráticos e dos direitos humanos, Lula e o Itamaraty têm se colocado na contramão da lógica diplomática da autocontenção ou da mais devida sensatez.”

A reportagem “O desmonte do Itamaraty” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília | Foto: Shutterstock

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 275 da Revista Oeste vai além do texto de Adalberto Piotto. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Rachel Díaz, Artur Piva, Dagomir Marquezi, Flávio Gordon, Joanna Williams (da Spiked) e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Compartilhe:

Veja também: