O Campeonato Brasileiro pega fogo restando dez partidas para o final. Enquanto Palmeiras e Flamengo estão empatados na liderança da competição com 61 pontos, a briga contra o rebaixamento tem preocupado diversos times, principalmente os que ocupam a parte de baixo da tabela de classificação.
Após a 28ª rodada, quem pode respirar um pouco mais aliviado é o Vasco da Gama. O time de Fernando Diniz venceu o Fluminense por 2 a 0, na última segunda-feira (20), e, de acordo com o Opta, plataforma de estatísticas, tem apenas 0,19% de chance de cair para a segunda divisão.
O Vasco, hoje, é o time com a menor porcentagem de risco de rebaixamento. Logo em seguida, aparecem outros clubes como São Paulo (0,38%), Red Bull Bragantino (3,2%), Corinthians (0,6%), Grêmio (3,1%), Ceará (6,3%), Internacional (2,3%) e Atlético-MG (7%).
Porém, a situação fica bem complicada a partir do Santos. O Peixe é o 16° colocado com 31 pontos e vem de derrota na rodada justamente para o Vitória, primeiro time do Z-4, agora com a mesma pontuação do rival paulista. O time da Baixada Santista tem 34,8% de chance de ser rebaixado contra 54,7% do Rubro-Negro.
Mais abaixo, de acordo com o Opta, Juventude (93,7%), Fortaleza (93,8%) e Sport, lanterna da competição, com 99,9%, estão praticamente garantidos na Série B do Campeonato Brasileiro de 2026 mesmo restando dez partidas para o fim.