Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dentista revela mistério oculto em desenho de Leonardo da Vinci

Um dentista britânico identificou um triângulo equilátero oculto no desenho Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, de acordo com o Independent.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

A descoberta pode revelar os mistérios de uma das imagens mais famosas do mundo e foi publicada no Journal of Mathematics and the Arts.

YouTube videoYouTube video

Rory Mac Sweeney, dentista que atua em Londres, observou que o triângulo aparece entre as pernas da figura e corresponde ao chamado triângulo de Bonwill, conceito anatômico usado na odontologia moderna para explicar o funcionamento mecânico da mandíbula.

O triângulo está inscrito dentro do quadrado e do círculo da figura, e sua presença influencia a razão entre essas duas formas.

A presença dessa forma geométrica altera a proporção entre o quadrado e o círculo presentes na obra, em uma razão de 1,64.

O número se aproxima do chamado “número de planta natural”, estimado em 1,633, usado para descrever relações recorrentes na natureza.

Leonardo da Vinci antecipa ciência anatômica

O número 1,6333 está presente em estruturas como o crânio humano, o empilhamento de esferas e a formação de certos cristais.

Essa proporção é uma relação matemática que aparece frequentemente na natureza e indica equilíbrio entre forma (estrutura) e função (uso).

Leia mais: “Niède Guidon, arqueóloga que criou teoria sobre a ocupação das Américas, morre aos 92 anos”

A interpretação reforça a hipótese de que o desenho de da Vinci pode ter sido concebido como uma demonstração científica de harmonia entre corpo humano e proporções matemáticas.

Para o autor da descoberta, Leonardo da Vinci, com isso, teria compreendido, de forma empírica, princípios anatômicos que só seriam formalizados séculos depois.

Compartilhe:

Veja também: