Um dentista britânico identificou um triângulo equilátero oculto no desenho Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, de acordo com o Independent.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A descoberta pode revelar os mistérios de uma das imagens mais famosas do mundo e foi publicada no Journal of Mathematics and the Arts.


Rory Mac Sweeney, dentista que atua em Londres, observou que o triângulo aparece entre as pernas da figura e corresponde ao chamado triângulo de Bonwill, conceito anatômico usado na odontologia moderna para explicar o funcionamento mecânico da mandíbula.
O triângulo está inscrito dentro do quadrado e do círculo da figura, e sua presença influencia a razão entre essas duas formas.
A presença dessa forma geométrica altera a proporção entre o quadrado e o círculo presentes na obra, em uma razão de 1,64.
O número se aproxima do chamado “número de planta natural”, estimado em 1,633, usado para descrever relações recorrentes na natureza.
Leonardo da Vinci antecipa ciência anatômica
O número 1,6333 está presente em estruturas como o crânio humano, o empilhamento de esferas e a formação de certos cristais.
Essa proporção é uma relação matemática que aparece frequentemente na natureza e indica equilíbrio entre forma (estrutura) e função (uso).
Leia mais: “Niède Guidon, arqueóloga que criou teoria sobre a ocupação das Américas, morre aos 92 anos”
A interpretação reforça a hipótese de que o desenho de da Vinci pode ter sido concebido como uma demonstração científica de harmonia entre corpo humano e proporções matemáticas.
Para o autor da descoberta, Leonardo da Vinci, com isso, teria compreendido, de forma empírica, princípios anatômicos que só seriam formalizados séculos depois.