Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Depois de sanção de Trump, PT reage com moção de repúdio

Depois de Lula ter anunciado uma “reciprocidade econômica” à taxação de 50% das exportações brasileiras pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a bancada do PT na Câmara também se manifestou com uma moção de repúdio. O documento foi protocolado nesta quinta-feira, 10. 

O líder da bancada na Casa, deputado Lindbergh Farias (RJ), classificou a sanção de Trump como “brutal”, “injustificada” e “politicamente motivada”. A oposição, no entanto, destaca que a medida do governo dos EUA é uma resposta ao autoritarismo político de Lula. 

+ Zucco: ‘Sanção de Trump é resposta direta ao colapso diplomático de Lula’

Na justificativa, Lindbergh afirma que a medida é uma retaliação contra as instituições brasileiras, sob pretexto de críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele acusa Trump de adotar uma retórica “golpista e antidemocrática” e de promover “ingerência externa sobre a soberania do Brasil”.

“Salientamos, ademais, que tal medida, violenta e unilateral, contraria frontalmente os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre os quais destacamos os da ‘não discriminação’, ‘previsibilidade’, e ‘concorrência leal’”, alega. “Tal medida, se mantida, poderá afetar os interesses de cerca de 10 mil empresas brasileiras que exportam para os EUA e o emprego de milhões de brasileiros, principalmente nos setores que produzem aviões, peças de carros, suco de laranja, carnes, aços e outros produtos estratégicos.”

+ Eduardo Bolsonaro sobre tarifa de Trump: ‘Algum empresário ainda apoia Lula?’

LindberghLindbergh
O petista acusa Trump de agir em ‘defesa de agressores da democracia’ | Foto: Reprodução/Flickr

Moção de repúdio a Trump precisa ser votada na Câmara

A moção de repúdio do PT na Câmara precisa ser analisada pelo plenário da Câmara para ser aprovada. No documento, Lindbergh solicita que com a aprovação, o texto seja “imediatamente encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores, à Embaixada dos Estados Unidos da América em Brasília”.

A decisão de Trump reacende tensões entre os dois países em meio a uma crescente polarização política interna no Brasil. No plano comercial, os efeitos imediatos ainda serão mensurados, mas a tarifa representa um novo obstáculo para o já deficitário comércio exterior brasileiro com os EUA — que, segundo a moção, acumula prejuízos de cerca de US$ 88,8 bilhões desde 2009.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Compartilhe:

Veja também: