Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputada do Psol quer impeachment de Tarcísio

A deputada estadual Ediane Maria (Psol) apresentou nesta terça-feira, 8, um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A parlamentar alega crime de responsabilidade.

A motivação foi uma publicação do governador em suas redes sociais, em que ele compartilhou uma mensagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na postagem, Trump saiu em defesa de Jair Bolsonaro e criticou o julgamento que tramita no Supremo Tribunal Federal sobre a suposta tentativa de golpe.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível no tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse Trump. “Eu tenho observado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo.”

YouTube videoYouTube video

Deputada diz que Tarcísio “deslegitima a Constituição”

Ao comentar o conteúdo do republicano, Tarcísio afirmou que somente o povo brasileiro deve julgar Bolsonaro, “durante as eleições” de 2026. Para Ediane, o comentário do governador fere a Constituição.

“Quando ele diz que somente o povo poderia julgar Bolsonaro, é o mesmo que dizer que o Judiciário não tem competência e legitimidade para julgar o ex-presidente pela prática de abuso de poder político que resultou em sua inelegibilidade”, escreveu a deputada no documento entregue à Alesp.

+ Leia também: “Tarcísio endossa fala de Trump contra ‘perseguição’ a Bolsonaro”

Além disso, Ediane argumenta que a declaração “deslegitima a Constituição Federal” e incita a população contra os poderes instituídos.

A polêmica também provocou reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que respondeu oficialmente à fala do presidente norte-americano. Em nota, o governo declarou não aceitar interferência externa nos assuntos da política brasileira.

+ “Lula rebate fala de Trump sobre tarifas ao Brics: ‘Não queremos imperador’”

Compartilhe:

Veja também: