COM ASSESSORIAS – A deputada estadual Mabel Canto (PP) , líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, e a vereadora de Ponta Grossa Joce Canto (PP) , primeira procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Ponta Grossa, estão participando da V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres , que teve início no dia 29 e terá atividades até dia 31 de julho, em Foz do Iguaçu.
O evento é promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o evento reúne representantes do poder público e da sociedade civil para debater ações e propor diretrizes que garantam e fortaleçam os direitos das mulheres em todo o Estado.
Durante a programação, que inclui palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília, a deputada Mabel Canto destacou a importância da participação feminina nas decisões políticas e de articulação entre os diferentes níveis de governo.
“O protagonismo das mulheres na formulação de políticas públicas é fundamental para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Mabel.
A vereadora Joce Canto também reforçou a relevância do espaço de diálogo e troca de experiências fornecidas pela conferência.
“É essencial que mulheres de todas as regiões do Estado estejam aqui representadas, para que possamos construir soluções que atendam à diversidade das realidades femininas do Paraná”, comentou a vereadora.
A abertura oficial contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que ressaltou a importância do debate coletivo: “Esta conferência é um espaço legítimo de participação popular. Com mais da metade da população paranaense formada por mulheres, é imprescindível discutir suas realidades, desafios e caminhos”.
Na ocasião, a deputada Mabel entregou à ministra Márcia Lopes um exemplar do Código Estadual da Mulher Paranaense, que foi uma iniciativa da deputada como Líder da Bancada Feminina e uma ação pioneira da Assembleia Legislativa do Paraná. A ministra elogiou a proposta e afirmou que pretende levar o exemplo para outras convenções e estados do país, destacando o Paraná como referência nacional.
Autoridades presentes: a Secretária de Estado Leandre Dal Ponte (Semipi), a presidente do CEDM, Ivanete Paulino Xavier, a deputada federal Lenir Cândida de Assis; a deputada estadual Cloara Pinheiro, procuradora da mulher da Alep; a deputada estadual Flávia Francischini, primeira vice-presidente da Mesa Executiva da Alep; e as deputadas estaduais Cristina Silvestri, Márcia Huçulak e Luciana Rafagnin, além de 600 delegadas representantes das conferências municipais.