O deputado Alexandre Curi (PSD) será o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná no biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito nesta segunda-feira (12), durante eleição da Mesa Diretora da Casa.
Além de Curi, a deputada Flávia Francischini (União) foi eleita primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente e o deputado Moacyr Fadel (PSD) como terceiro vice.
Já o deputado Gugu Bueno (PSD) foi eleito primeiro-secretário e Maria Victoria (PP) está mantida na segunda secretaria. Os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT) foram eleitos para a terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.
O deputado Alexandre Curi, que atualmente ocupa o cargo de primeiro-secretário, afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos. Ele também destacou que, durante sua gestão, vai trabalhar com o Conselho de Ética contra eventuais irregularidades.
O deputado também afirmou que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos e lembrou que a Casa devolve 30% do orçamento ao Poder Executivo
A deputada Flávia Francischini (União), eleita vice-presidente, comentou sobre a importância da participação das mulheres na Assembleia e no papel de liderança.
O deputado Gugu Bueno (PSD), eleito para a primeira secretaria, destacou que o trabalho da nova gestão envolve transformar a Assembleia Legislativa do Paraná em uma referência ao país.
Curi vai substituir o atual presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), que encerra o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo e não pode concorrer à reeleição por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede reeleição após dois mandatos consecutivos desde 2022.
Com a sua saída no próximo ano, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), afirmou estar “realizado” com o trabalho exercido.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos. A Mesa é composta por nove parlamentares, sendo o presidente; três vice-presidentes e cinco secretários. A posse da nova Mesa Diretora acontece em 1° de fevereiro de 2025.