O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) participou neste sábado, 2, de um evento que divulgava o novo livro de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, preso desde 1996 e considerado ex-líder do Comando Vermelho (CV), segundo informou o portal Metrópoles.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A atividade ocorreu ao lado da Flip, em Paraty (RJ), organizada pela editora Kotter e pela ABL Cárcere, entidade simbólica onde VP ocupa a cadeira nº 1. O ex-desembargador Siro Darlan comandou uma roda de conversa sobre a obra na Praça da Matriz, relata o portal.


Renato Freitas foi procurado pelo Metrópoles, mas ainda não deu retorno. O espaço segue aberto, segundo o portal.
O livro, chamado A Cor da Lei, é um romance que acompanha um personagem chamado Eduardo. Ele tenta se reintegrar à sociedade mesmo carregando o peso do histórico criminal da família. É o quarto livro de VP, que nega atualmente qualquer ligação com a facção.
Foto do deputado do PT foi publicada em perfil ligado a Marcinho VP
A foto do deputado segurando o livro foi publicada no Instagram em um perfil administrado por terceiros em nome de Marcinho VP, que reúne mais de 130 mil seguidores. A imagem não foi divulgada pelas redes sociais oficiais do parlamentar.
Leia mais: “Como guerra entre facções fez de cidade cearense a mais violenta do Brasil”
O lançamento do livro aconteceu no Complexo do Alemão, comunidade controlada historicamente pelo CV, no dia 12 de julho.
Marcinho VP já lançou outros três títulos: Marcinho VP: Verdades e Posições – O Direito Penal do Inimigo (2017), Preso de Guerra (2022) e Execução Penal Banal Comentada (2023), este último feito em conjunto com advogados.