O deputado federal Marcelo Moraes (PL-RS) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar. O pedido foi protocolado na Corte na tarde desta terça-feira, 5.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar afirma que a visita tem “caráter estritamente institucional e humanitário, sendo motivada pela relevância do papel público exercido pelo ex-chefe de Estado e pela atual condição excepcional a que está submetido”. Ele disse ainda estar disposto a seguir todas as condições que o ministro determinar.
“O requerente manifesta total disposição em cumprir rigorosamente todas as condições que Vossa Excelência entender pertinentes, inclusive quanto à limitação de tempo, acompanhamento oficial ou quaisquer outras medidas necessárias ao fiel cumprimento das medidas cautelares em vigor”, diz o pedido.
Esse é o primeiro pedido de visita a Bolsonaro
Este é o primeiro pedido formal de visita apresentado por um aliado de Bolsonaro desde a imposição da prisão domiciliar. Moraes justificou a medida com publicações dos filhos do ex-presidente, Flávio e Carlos Bolsonaro, além de aliados.


Para o ministro, a conduta significa um uso “indireto” de redes sociais pelo réu, o que configuraria o descumprimento das medidas cautelares. Além da prisão domiciliar, Bolsonaro está impedido de usar celulares e teve o seu aparelho apreendido pela Polícia Federal.
Este é o segundo aparelho confiscado pela corporação, a mando de Moraes. O primeiro em 18 de julho, quando houve a instalação de tornozeleira eletrônica.