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‘Desafio não é provar que é possível, mas acelerar a pecuária de baixo carbono’, diz CEO da JBS

O CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou durante entrevista na COP30, em Belém (PA), que a pecuária de baixo carbono já é uma realidade no Brasil e que o país reúne condições para acelerar a transição rumo a sistemas produtivos de carbono negativo.

“A questão não é se é possível, mas como acelerar os exemplos que já existem. Nós temos casos em que a pecuária, considerando o sistema integrado com agricultura, remove mais carbono da atmosfera do que emite”, afirmou Tomazoni, durante a cobertura do evento na Blue Zone, área dedicada às negociações oficiais da conferência.

Segundo o executivo, o programa Fazenda Nota 10, desenvolvido pela JBS, já identificou resultados concretos nessa direção. “Entre 500 produtores participantes, analisamos uma amostra de 100 propriedades com a Fundação Getulio Vargas. O estudo mostrou que 31% desses produtores já removem mais carbono do que emitem”, destacou.

Para Tomazoni, o desafio é ampliar a escala das práticas sustentáveis. “O Brasil tem todas as condições de acelerar esse movimento. Quando aumentamos produtividade e eficiência, também promovemos inclusão, geração de renda e melhores condições de vida”, disse.

O CEO também ressaltou o papel do setor privado nas soluções climáticas. “A COP é um evento governamental, mas o setor privado é quem executa as políticas. Problemas como segurança alimentar e mudanças climáticas só serão resolvidos com coalizões entre governos, empresas e sociedade civil”, afirmou.

Transparência e rastreabilidade

Tomazoni também destacou a nova etapa do programa de rastreabilidade individual da JBS, desenvolvido em parceria com o governo do Pará, a The Nature Conservancy e o Carrefour. O projeto prevê a identificação individual dos animais, ampliando a transparência sobre a origem da carne.

“Já rastreamos 100% dos nossos fornecedores diretos há mais de 15 anos. Agora, estamos aplicando uma ferramenta de blockchain que permite aos nossos parceiros acessar informações sobre os fornecedores deles antes de qualquer compra. Essa transparência dá segurança e confiança ao consumidor e ao mercado”, disse.

A ferramenta faz parte da estratégia de ampliação da rastreabilidade em toda a cadeia produtiva, incluindo fornecedores indiretos. “Estamos dando mais um passo importante, garantindo que o produto chegue ao mercado dentro das condições exigidas em sustentabilidade e conformidade”, afirmou Tomazoni.

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