Liderado por Michael Jackson e formado por todos os seus irmãos, o Jackson 5 foi um dos principais grupos musicais dos Estados Unidos nos anos 70. Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy e Michael alcançaram o estrelato logo em seus primeiros singles, que alcançaram o topo das paradas americanas e chegaram ao Top 10 em muitos países do mundo. “I Want You Back“, “ABC“, “The Love You Save” e “I’ll Be There” encantavam o público, também, por suas performances ao vivo. E foi ao lado dos seus irmãos que Michael ficou conhecido pelo seu talento no canto e na dança.
Mas o surpreendente é que, mesmo tendo causado um impacto tão significativo na música daquela década, o grupo de R&B nunca ganhou um Grammy. Eles foram nomeados em 1971, 1975 e 1980 para a categoria de Melhor performance de R&B por um grupo, mas acabaram perdendo em todos os anos. Enquanto isso, Michael Jackson como artista solo ganhou 13 estatuetas da premiação.
Anos depois das nomeações, três dos clássicos do Jackson 5 foram incluídos no Hall da Fama do Grammy como forma da academia se redimir do grupo. E apesar dos irmãos também terem sido introduzidos no Hall da Fama do Rock em 1997, por sua antiga amiga Diana Ross, não é o mesmo tipo de reconhecimento.
Confira as três obras do Jackson 5 que foram indicados, mas não ganharam, o Grammy:
“ABC” (1970)
Um dos primeiros sucessos do grupo acabou perdendo para outro duo de peso, os Carpenters. “Close to You” ficou no topo da Billboard Hot 100 por quatro semanas e foi a música nº 1 do verão de 1970. Enquanto isso, “ABC” ficou no topo por duas semanas e foi o segundo hit nº 1 do Jackson 5 naquele ano, em uma sequência de quatro hits nº 1 consecutivos no início da carreira. “Close to You” também foi indicada para disco do ano, ao contrário de “ABC”, o que mostrou sua força junto aos eleitores do Grammy. Um fato curioso é que Michael também era conhecido por ser fã dos Carpenters.
“Dancing Machine” (1974)
Depois de 4 anos, veio mais uma chance para a tão esperada estatueta dos irmãos. Mas “Tell Me Something Good”, do Rufus, que conquistou o prêmio de Melhor performance vocal de R&B. A canção foi escrita por Stevie Wonder e foi o primeiro sucesso da banda no Hot 100, alcançando a 3ª posição nas paradas. Mas por outro lado, “Dancing Machine” foi o maior sucesso da Hot 100 em três anos, além de ter abandonado os traços mais infantis dos outros hits do Jackson 5.
“Triumph” (1980)
E mesmo após 10 anos de sua primeira indicação, o Jackson 5 perdeu novamente, só que desta vez para a canção “Shining Star”, do The Manhattans. Apesar de “Triumph” ter alcançado a 10ª posição na Billboard 200 e gerado quatro hits no Hot 100, incluindo “Lovely One”, “Heartbreak Hotel”, “Can You Feel It” e “Walk Right Now”, nenhum deles foi tão grande quanto “Shining Star”. Alcançando a 5ª posição, o grupo The Manhattans acabou tornando-se o segundo maior de R&B da velha guarda, com seu outro hit “Kiss and Say Goodbye” alcançando a 1ª posição em 1976.
Veja também:
TITO JACKSON, DO JACKSON 5, MORRE AOS 70 ANOS
A PRIMEIRA GRAVAÇÃO DE ESTÚDIO DE MICHAEL JACKSON GANHA LANÇAMENTO LIMITADO
Descontos especiais para distribuidores