fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desmatamento do Cerrado na Bahia cai 52,4% na área do Matopiba

A Bahia reduziu em 52,4%, o desmatamento do Cerrado na área do Matopiba, que concentra 75% da área sob alerta de desflorestamento do bioma, de acordo com o sistema DETER-B do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Dos quatro estados (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), só a Bahia registrou queda de agosto de 2023 a julho de 2024.

Por outro lado, houve aumento de 58,6% no Tocantins; 31% no Maranhão; e 14,7% no Piauí. No bioma Cerrado como um todo o aumento foi de 10,6% no período.

De acordo com o MCTI, os números do Deter apontam reversão nos últimos quatro meses do aumento da área sob alertas de desmatamento registrado no bioma no ano anterior.

Houve queda de 24,8% de abril a julho na comparação com o mesmo quadrimestre de 2023. Em julho foram registrados 444 km², queda de 26,7%.

O resultado coincide com o lançamento, em novembro, do novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado (PPCerrado).

Cinquenta e três municípios (4% do total do bioma) concentraram metade dos alertas de desmatamento no período.

Desmatamento em queda

A Mata Atlântica foi outro bioma que na Bahia também registrou redução de desflorestamento em 2023, com 57%.

O secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, comemorou o resultado do relatório e disse que o feito é fruto de um trabalho incansável pela preservação e conscientização ambiental em todo estado.

“Estamos nos dedicando dia e noite para cumprir as metas do nosso principal programa o Bahia +Verde, criado em 2023, que tem como objetivo realizar ações transversais de desenvolvimento sustentável. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo”, destacou.

Área de cerrado, cerrado, bioma, mata fechada, vegetação, céu
Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural BA

Ainda segundo o gestor da pasta ambiental, as medidas adotadas para intensificar a fiscalização e o monitoramento ambiental, principalmente com o uso de tecnologias para monitoramento, estão surtindo resultados significativos, além da implementação de análises, ainda mais cuidadosas, dos atos autorizativos.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp


Compartilhe:

Veja também: