Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Devido ao tarifaço dos EUA, soja brasileira ganha protagonismo com compras da China

De acordo com estimativas do setor apresentadas durante o Agroexport desta quinta-feira (14), os embarques brasileiros de soja em grão devem ultrapassar 110 milhões de toneladas em 2025, om que renova o potencial recorde de exportações do país. Confira os gráficos:

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Exportação da soja brasileira

Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil já exportou aproximadamente 88 milhões de toneladas de soja para diversos mercados, sendo 66 milhões destinadas à China, o que representa um incremento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Na série histórica dos últimos cinco anos, as vendas brasileiras de soja para o mercado chinês evoluíram de 50 para 66 milhões de toneladas.

Declarações de Trump

Em contrapartida, as declarações recentes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a intenção de quadriplicar as exportações norte-americanas de soja para a China são consideradas inviáveis por especialistas.

A limitação da produção, a oferta total de cerca de 50 milhões de toneladas, o consumo interno elevado e a área agrícola estabilizada tornam impossível esse aumento. No ano passado, dos 77 milhões de toneladas exportadas pelos EUA, com 22 milhões destinadas à China.

O protagonismo da soja brasileira

Diante da crescente demanda chinesa e das restrições de oferta dos Estados Unidos, o Brasil deve consolidar sua posição como principal fornecedor de soja para a China, mantendo o ritmo de crescimento das exportações e reforçando sua presença no mercado internacional da oleaginosa.

Compartilhe:

Veja também: