No Brasil, nesta segunda-feira, 28 de julho, celebramos o Dia do Agricultor — aquele que vive da terra, trabalha com dedicação e faz a esperança florescer no campo. A data foi criada em 1960, quando Juscelino Kubitschek fundou o Ministério da Agricultura.
De Norte a Sul do país, são homens e mulheres que acordam cedo, enfrentam o clima incerto, as pragas, os preços e, mesmo assim, persistem. Porque sabem que sua missão vai além de plantar e colher: eles são responsáveis pela comida de milhões de pessoas dentro e fora do país.
Portanto, nesse universo, existem histórias que se destacam pela força da coletividade e pela capacidade de transformar desafios em oportunidades.
Transformar a goiaba em símbolo de identidade
Em Carlópolis, no Norte Pioneiro do Paraná (PR), Rodrigo da Silva Viana cultiva goiabas. A fruta carrega o selo da Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP), reconhecimento conquistado em 2016 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, com apoio do Sebrae/PR.
“Minha família produz goiaba desde os anos 90. Hoje sou a segunda geração. A IG ajudou a gente a melhorar a qualidade, alcançar novos mercados e até exportar”, conta Viana.
Segundo o agricultor, Carlópolis é atualmente a capital nacional da goiaba de mesa e o maior produtor do Paraná. Com a formalização de uma cooperativa local — que reúne 40 cooperados e outros 40 produtores independentes — a comercialização da goiaba ganhou escala.
“Uma parte da economia do município gira em torno da goiaba. Então, é um trabalho que a gente vem fazendo ao longo dos anos para poder continuar no mercado, continuar produzindo e entregando uma fruta de boa qualidade”, diz Viana.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp


Da Indicação Geográfica à Exportação
Mas nada disso veio fácil. Para conquistar o mercado europeu, por exemplo, Viana precisou viajar ao continente, visitar feiras internacionais e entender os requisitos exigidos para exportação.
Foi assim que descobriu a necessidade da certificação em Boas Práticas Agrícolas — Global G.A.P. (Good Agricultural Practices), programa reconhecido internacionalmente e exigido pelos supermercados da Europa. Atualmente, é considerada a certificação agrícola mais utilizada no mundo.
“Então, junto com o Sebrae, foi criado todo esse processo de certificação da goiaba para poder atender o mercado europeu”, explica o agricultor.
Parabéns, Agricultor!
Neste Dia do Agricultor, a equipe do Porteira Aberta Empreender parabeniza todos os produtores rurais, como o Rodrigo da Silva Viana, que representam a força da agricultura e a excelência da produção agrícola brasileira.
Com apoio do Sebrae, cresce o agroempreendedorismo, o cooperativismo rural e a valorização do conhecimento técnico daqueles que plantam o futuro, alimentam o presente e sustentam o Brasil.