No último sábado (16), foi realizado no Oeste da Bahia o Dia do Algodão, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). O evento bateu recorde de público e também a celebrou os 25 anos da entidade, reunindo cerca de 1,7 mil pessoas entre produtores rurais, empresários, estudantes e autoridades.
Realizado na Fazenda Santana, uma das maiores da região, do Grupo Franciosi, o encontro trouxe uma programação intensa, com palestras, visitas técnicas a estações de cultivares, espaço de expositores e discussões sobre inovação, sustentabilidade, mercado e o futuro do algodão brasileiro.
Para a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, o aumento no número de participantes e expositores reflete a força do setor na Bahia.
Acredito que isso mostra a força do algodão no nosso estado. Já avançamos em mais da metade da colheita e as expectativas estão até se superando, mesmo diante dos desafios climáticos”, afirmou.
Anfitriã do evento, Valentina Franciosi, representante da segunda geração da família proprietária da Fazenda Santana, destacou a importância de abrir as portas da propriedade para o setor.


“É um orgulho muito grande. Hoje temos cerca de 40 mil hectares irrigados, conseguimos duas safras por ano e buscamos sempre eficiência com os recursos hídricos. Além disso, a fazenda é referência em sustentabilidade, com áreas de reserva e preservação ao redor do rio”, disse.
Além do público, 37 expositores do setor participaram do encontro. O palestrante Rodrigo Buffon ressaltou a relevância do Oeste baiano para o debate agrícola no país.
“A região se tornou um palco de discussões sobre agricultura regenerativa de alta performance, com investimentos em solo, irrigação e sustentabilidade, o que resulta em qualidade e produtividade da fibra”, destacou.
Crescimento
De acordo com o IBGE, a Bahia deve colher em 2025 1,865 milhão de toneladas de algodão, volume 5,4% superior ao registrado em 2024.
Além disso, o estado segue como o segundo maior produtor nacional, responsável por 19,6% da safra brasileira.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.