Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

dia terá temporais com granizo e termômetros a 37°C

O Sul do país segue sob fortes instabilidades com o avanço de uma nova frente fria que traz chuva forte, granizo e rajadas de vento. Já grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste convivem com tempo seco de deserto. Veja a previsão do tempo para este sábado (23):

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Sul

A combinação de uma área de baixa pressão sobre o norte da Argentina e o avanço de uma nova frente fria favorecem a formação de instabilidades no Sul do Brasil. Pancadas de chuva entre moderada e forte intensidade se espalham pelo Rio Grande do Sul, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo, com risco de temporais. Também há previsão de chuva no centro-oeste de Santa Catarina e sul e sudoeste do Paraná, com risco de ventos fortes. As temperaturas caem em território gaúcho. No extremo norte paranaense, o calor persiste.

Sudeste

A maior parte da região segue sem previsão de chuva. Contudo, há chance de pancadas fracas e chuviscos no norte do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais. A nebulosidade se concentra nessas áreas, enquanto nas demais regiões o tempo firme predomina. As temperaturas ficam elevadas em toda a região, com máxima de 34°C em Presidente Prudente (SP), 35°C em Araçatuba (SP) e em Iturama (MG). A umidade relativa do ar segue baixa em grande parte do interior paulista e no centro-oeste mineiro, podendo ficar abaixo de 30% e até próximo dos 20% no noroeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste

Com o deslocamento da frente fria, novas áreas de instabilidade avançam pelo sudoeste de Mato Grosso do Sul e, de forma mais fraca, pelo sudoeste de Mato Grosso. A nebulosidade aumenta no sul e sudoeste sul-mato-grossense, enquanto nas demais áreas o tempo firme predomina. As temperaturas ficam bem elevadas em todos os estados da região, com máximas de 39°C em Cuiabá (MT), 37°C em Sinop (MT) e 35°C em Campo Grande (MS). O ar segue muito seco, com umidade relativa abaixo de 30% em grande parte da região e, em pontos do norte de Goiás e leste de Mato Grosso, pode ficar em alerta, abaixo dos 20%.

Nordeste

Chuvas entre o litoral sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, além de precipitações isoladas no Ceará e no litoral norte do Maranhão. Bastante nebulosidade na faixa leste da Região. As temperaturas ficam elevadas em grande parte do Nordeste, podendo chegar a 37°C em Imperatriz (MA) e 35°C em Teresina (PI), enquanto em Porto Seguro (BA) as máximas não passam dos 24°C.

Norte

As chuvas continuam no Amapá, Acre, norte e oeste do Amazonas e noroeste de Roraima, com possibilidade de chuva fraca no norte do Pará. A nebulosidade fica maior nas áreas com previsão de chuva e aumenta em alguns pontos do território paraense. Nas demais regiões, o sol predomina. As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 37°C em Porto Velho (RO) e 35°C em Manaus (AM). A qualidade do ar é baixa no Tocantins, em Rondônia e no sul do Pará.

Compartilhe:

Veja também: