A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que estava certa ao falar em “estocar vento e sol”. De acordo com a petista, “muitos da imprensa acharam que era ignorância, mas hoje é uma das principais áreas do setor de energia”. Ela deu a delcaração durante discurso na 10ª reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Saibam que essa é uma das áreas mais importantes para resolver problemas como o que ocorreu em Portugal e na Espanha”, afirmou a ex-presidente, ao referir-se aos recentes apagões que ocorreram nesses países.
⚡️AGORA: Dilma provoca imprensa e diz que ‘estocar vento’ virou pauta estratégica global
O investimento em tecnologias on-grid nessa direção poderia ter impedido os apagões em Portugal e Espanha, observou a presidente do Banco do BRICS. pic.twitter.com/61C2dDUOpr
— RT Brasil (@rtnoticias_br) July 5, 2025
Atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Brics), Dilma voltou a defender a ideia de “estocar vento”. Para a petista, “é necessário armazenar energia gerada em usinas eólicas e solares porque as matrizes são intermitentes e criam instabilidade na grade de distribuição”.
Declaração de Dilma gerou memes nas redes sociais
A sugestão de “estocar vento” gerou memes nas redes sociais. Até hoje, vídeos circulam na internet com brincadeiras relacionadas à declaração da ex-presidente.


Neste sábado, Dilma participou de uma conversa com jornalistas durante o encontro do Brics no Rio de Janeiro. Ela proferiu discurso na reunião de finanças do bloco.
Ela fez referência à tecnologia de grids, um sistema de armazenagem de energia de fontes renováveis, que equilibra a oferta e a demanda. “Uma das áreas mais importantes é como armazenar energia eólica e energia solar e como estabilizar quando entra no grid”, disse.