Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diplomacia brasileira ‘entrou em desgraça’, diz deputado

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) criticou a atuação do Itamaraty em meio às sanções impostas pelo governo norte-americano ao Brasil. Em entrevista a Oeste, neste domingo, 3, o parlamentar afirmou que o governo petista levou a diplomacia brasileira a entrar em “desgraça”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Luiz Philippe se referiu à omissão do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em relação ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.

Em 10 de julho, um dia depois de o presidente norte-americano enviar uma carta a Lula na qual anunciava o tarifaço, Vieira viajou à Croácia.

Prioridades da diplomacia brasileira

O lugar de debater a crise tarifária que se formava no Brasil, o diplomata preferiu reunir-se com Maka Botchorishvili, chanceler da Geórgia. O objetivo do encontro foi conversar sobre a relação entre os dois países. Para Luiz Philippe, essas coisas representam “uma falência institucional muito grande no Brasil”.

YouTube videoYouTube video

Recentemente, o jornalista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva impediu os diplomatas do Itamaraty de atuarem na crise que envolve o tarifaço.

“Lula usa a crise para reverter a desaprovação nas pesquisas”

De acordo com o jornalista, “o petista nunca se preocupou com os impactos do imposto na economia brasileira nem com a supressão de empregos”. “O presidente apenas pensava em tirar proveito da briga com Trump para reverter a ampla desaprovação nas pesquisas.”

O ex-diplomata Paulo Roberto de Almeida afirmou a Oeste que o Planalto sempre tem a última palavra sobre as atuações do Itamaraty. O cientista político Paulo Kramer, por sua vez, disse que Lula tem apenas uma preocupação: “Lacrar com uma ideologia antinorte-americana digna de grêmio estudantil”.

Leia também:


Compartilhe:

Veja também: