fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diretora de ‘A Substância’ retira filme de festival após comentários ‘misóginos’ do CEO

Coralie Fargeat criticou as declarações do organizador do Camerimage Film Festival

A diretora do filme ASubstância, Coralie Fargeat, anunciou que está retirando o longa do Camerimage Film Festival, na Polônia, após os comentários controversos feitos pelo CEO do evento sobre cinematógrafas na semana passada.

“Após descobrir as palavras altamente misóginas e ofensivas do diretor do Camerimage Film Festival, decidi retirar A Substância do festival (e o [diretor de fotografia] Benjamin Kračun decidiu não comparecer)”, escreveu Coralie no X (antigo Twitter), na última sexta-feira. 

A Substância aborda exatamente o impacto desse tipo de comportamento em nosso mundo. Não devemos mais tolerá-los. Enviamos nosso apoio a todos os envolvidos no festival e esperamos que essa decisão contribua para uma mudança tão necessária.

Segundo o The Hollywood Reporter, o fundador e CEO do Camerimage, Marek Zydowicz, gerou controvérsia ao publicar um editorial em resposta a pedidos para que o festival destacasse mais trabalhos de diretoras mulheres. Em sua declaração, Zydowicz sugeriu que tal mudança poderia ir contra a busca pela excelência artística na indústria.

“Essa evolução é crucial, pois corrige a evidente injustiça presente no desenvolvimento social”, escreveu Zydowicz na revista Cinematography World. No entanto, isso também levanta uma questão: a busca por mudança pode excluir o que é bom? Podemos sacrificar obras e artistas com conquistas artísticas excepcionais apenas para abrir espaço para produções medianas?”

Apoio a mudanças na indústria

A Substância aborda diretamente o machismo e os padrões de beleza injustos impostos às mulheres em Hollywood. A crítica ao comportamento retratado no filme é reforçada pelo boicote de Coralie Fargeat ao festival.

Ela não é a única a adotar essa postura: o diretor Steve McQueen, de Blitz, também retirou seu filme do evento, de acordo com o THR.

Um representante do Camerimage não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pela Rolling Stone.


A matéria original foi publicada na Rolling Stone americana e foi traduzida e adaptada para o público brasileiro pela Rolling Stone Brasil. Para acessar o texto original em inglês, clique aqui.

Compartilhe:

Veja também: