Novak Djokovic está mais uma vez na semifinal do US Open. O sérvio venceu o americano Taylor Fritz por 3 sets a 1 (6/3, 7/5, 3/6 e 6/4) e está mais uma vez entre os quatro melhores tenistas do Grand Slam estadunidense, mesmo com a torcida a favor do adversário.
Na principal quadra do US Open, no Estádio Arthur Ashe, o confronto entre Taylor Fritz, atual número quatro no ranking da ATP, vivendo o melhor momento da carreira, e Novak Djokovic, um dos melhores tenistas da história, agora em fim de carreira, gerava muita expectativa.
Mas a ‘freguesia’ de Fritz contra Djokovic era latente: o sérvio venceu todos os dez jogos contra o americano, que conseguiu apenas três sets em todos estes confrontos. E apesar de um terceiro set convincente, a vantagem de Nole aumentou para onze partidas.
Agora, Novak Djokovic vai enfrentar o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 2 do mundo, na semifinal do US Open.
Djokovic começou com muita força no saque. Foram três aces no primeiro set, além de um bom aproveitamento no segundo serviço, fundamento que Fritz deixou a desejar. Uma quebra logo no primeiro serviço de Fritz garantiu um 3 a 0 para o sérvio, que administrou os games seguintes e venceu por 6 a 3.
O segundo set foi mais equilibrado, com Fritz equilibrando as ações no saque e deixando o jogo mais parelho. A torcida americana aumentou a pressão sobre Djokovic, que passou a responder as provocações após os pontos vencidos. Mesmo contra o público, o sérvio chegou a abrir 5 a 3 e sacaria para o set, mas Fritz conseguiu quebrar o saque do ex-número 1 pela primeira vez na partida e deixou tudo igual. Mas Djoko venceu os últimos dois games e fechou em 7 a 5. Após a vitória, mandou beijos irônicos para a torcida.
Os atritos com a torcida aumentaram no terceiro set, ainda mais com a quebra rápida de Fritz, que abriu 4 a 1 na parcial. Djokovic reclamou com o árbitro, que mais uma vez pediu silêncio para o público, mas o efeito não durou. Os tenistas confirmaram seus serviços e Fritz fechou em 6 a 3, sobrevivendo na partida.
A quarta parcial teve os sacadores com muita vantagem sobre os adversários, encerrando os games com rapidez. Djokovic vencia por 5 a 4 quando Fritz sacou para empatar. Mas o sérvio caprichou ainda mais na devolução, abriu 15-40 e teve dois matchpoints, ambos salvos pelo americano. Só que na terceira oportunidade Djokovic não desperdiçou: quebrou o game e venceu a partida, confirmando a vaga na semifinal.
Após o match point, que o levou à 14ª semifinal de US Open na carreira, Nole fez uma dancinha da vitória para a torcida, que aplaudiu o esforço do americano e a qualidade do sérvio.