Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Do campo às gôndolas: o caminho sustentável do mel amapaense

Edicleuma Santana é apicultora e empresária em Macapá (AP). À frente da ‘Colmeiamazon’, ela encontrou na apicultura uma forma de gerar renda enquanto preserva o meio ambiente.

“Na apicultura, você trabalha em cima da preservação, é obrigatória a preservação do ambiente para você tirar o néctar do mel”, explica Santana, que também valoriza o potencial funcional do produto.

“A gente trabalha com produtos naturais, eficientes e funcionais, que entram no organismo, promovem saúde, fortalecem o corpo e reduzem a necessidade de remédios artificiais.”

Com isso, todos os produtos são sem conservantes. O portfólio inclui o tradicional mel com própolis, um antepasto de mel com mostarda e condimentos, além de versões com pimenta e uma compota de abacaxi com gengibre, cúrcuma e mel. Assim, valoriza ingredientes regionais e os sabores amapaenses.

Além disso, Santana estuda fortalecer a cadeia produtiva no estado. “A apicultura pode se integrar em várias culturas como na produção do açaí, na produção das frutas e junto com a agricultura familiar também ela entra para fortalecer.”

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.
mulher com pote de mel nas mãosmulher com pote de mel nas mãos
Edicleuma Santana, apicultora e empresária amapaense. Foto: Divulgação | Canal Rural

Superando desafios

Com o crescimento da produção, veio a dificuldade de escoar o mel.

“Trabalha comigo meu marido e o meu irmão. Quando a nossa produção aumentou, nós tivemos dificuldade em escoar. Foi então que procuramos o Sebrae/AP, que por meio do conhecimento, conseguimos avançar na evolução dos produtos, nas embalagens e na questão organizacional e empresarial”, conta.

Atualmente, Santana participa de feiras e eventos, muitas vezes, com o apoio do Sebrae/AP para apresentar seus produtos, e o retorno, tem sido positivo.

Mais do que oferecer um alimento saudável, Santana mostra que é possível empreender com propósito, cuidando das pessoas e do meio ambiente ao mesmo tempo.

Compartilhe:

Veja também: