Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dois de cada três deputados reprovam política econômica de Lula

A maioria da Câmara dos Deputados considera que a política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no caminho errado. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira, 2, pela Genial/Quaest, 64% dos parlamentares reprovaram a condução econômica do país, enquanto apenas 28% avaliam positivamente.

O cenário representa um agravamento na percepção do Congresso Nacional. Em maio de 2024, o índice de reprovação era de 55%, ante 40% que viam a política com bons olhos. A mudança de humor atinge, inclusive, deputados que se declaram da base do governo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Entre os aliados, o porcentual de avaliação negativa passou de 15% para 21%. Ao mesmo tempo, a fatia que endossa as medidas econômicas caiu de 81% para 70%.

O descontentamento é total entre os parlamentares da oposição. Nesse sentido, 100% dos entrevistados disseram que o país está no rumo errado. No ano passado, esse número era ligeiramente menor: 95%.

YouTube videoYouTube video

A piora na percepção também se destaca entre os deputados independentes. Atualmente, 81% desse grupo desaprova a condução econômica, salto de 20 pontos porcentuais em comparação com maio de 2024. Já os que consideram que a direção é correta despencaram de 30% para apenas 9%.

A pesquisa ouviu 203 deputados federais, o equivalente a 40% da Câmara, entre 7 de maio e 30 de junho. As entrevistas foram realizadas de forma presencial e online. A margem de erro é de 4,5 pontos porcentuais.

Cresce descrença na capacidade de Lula de aprovar projetos no Congresso

Além das críticas à política econômica, os deputados demonstram pouca confiança na articulação do governo. Para 57% dos parlamentares, as chances de Lula conseguir avançar com sua agenda no Congresso são baixas. Apenas 36% veem espaço para aprovações com facilidade.

+ Leia também: “Próximo de recesso legislativo, Congresso fica esvaziado”

Em maio de 2024, o índice de otimismo era maior: 47% dos deputados apostavam no êxito legislativo do governo. Na época, o grupo que considerava as chances baixas era do mesmo tamanho — também 47%.

Compartilhe:

Veja também: