Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dorival coloca à prova contra Abel marca de quase uma década na Copa do Brasil

Um dos técnicos mais vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos, Dorival Júnior construiu uma relação de protagonismo na Copa do Brasil ao longo de sua carreira. Tricampeão do torneio — com Santos (2010), Flamengo (2022) e São Paulo (2023) —, o treinador, agora no Corinthians, tem um retrospecto recente impressionante: não é eliminado da competição desde 2016.

Na última quarta-feira (30), Dorival deu mais um passo para manter sua invencibilidade. O Alvinegro venceu o Palmeiras por 1 a 0 na Neo Química Arena, no jogo de ida das oitavas de final da edição de 2025. A volta está marcada para esta quarta-feira (6), no Allianz Parque.

O local traz boas recordações para ele na competição, já que em 2023, na trajetória rumo ao título do São Paulo, foi lá que eliminou o Alviverde, de Abel Ferreira, nas quartas de final.

Sua última eliminação na Copa do Brasil foi há nove anos, em 2016, quando, comandando o Santos, caiu nas quartas de final, para o Internacional. Seu time venceu a ida por 2 a 1, na Vila Belmiro, mas perdeu a volta por 2 a 0 no Beira-Rio e foi eliminado.

De lá para cá, passou por momentos diversos na competição, mas nunca mais foi superado quando esteve efetivamente à frente de uma equipe do início ao fim da campanha:. Em 2017, o treinador assumiu o São Paulo já após a queda do time, que caiu diante do Cruzeiro, na quarta fase.

No ano seguinte, começou o torneio no Tricolor, eliminou o CSA e saiu antes do jogo de volta contra o CRB, já com a vantagem de 2 a 0, conquistada no Morumbis. André Jardine comandou a equipe no confronto de Maceió e confirmou a vaga com um 3 a 0. Meses depois, Dorival assumiu o Flamengo, eliminado antes de sua chegada.

Depois de um 2019 em que permaneceu desempregado, em 2020 assumiu o Athletico-PR, mas foi demitido antes da estreia do time na competição.

No ano seguinte, esteve novamente fora do mercado, para, a partir de 2022, construir um histórico perfeito, com dois títulos. Após começar a competição no Ceará, Dorival assumiu o Rubro-Negro nas oitavas de final e deixou para trás gigantes: eliminou Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo até chegar à final, onde bateu o Corinthians nos pênaltis após dois empates.

Mesmo com o título, acabou sendo dispensado e voltou ao São Paulo, assumindo o time no meio da terceira fase, após empate com o Ituano no jogo de ida. Ganhou a volta e deu início a uma campanha histórica: despachou Sport (nos pênaltis), Palmeiras, Corinthians e derrotou o Flamengo na decisão, conquistando o título inédito para o clube e “se vingando” da equipe que o demitiu meses antes.

Após um 2024 longe do torneio, já que estava comandando a seleção brasileira, ele retornou à Copa do Brasil com mais vitórias, já que comandou o Corinthians na classificação para cima do Novorizontino, e também no 1 a 0 sobre o Palmeiras, na última semana.

Próximos jogos do Corinthians:

Compartilhe:

Veja também: