Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dos campos de Portugal aos títulos com o Liverpool; a carreira de Diogo Jota no futebol

Uma vida interrompida e uma carreira que chega ao fim. Nesta quinta-feira (03), o mundo do futebol se despediu de Diogo Jota, após ele e o irmão falecerem em um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha. A TNT Sports Brasil relembra como foi a trajetória do atacante do Liverpool e da seleção de Portugal no esporte.

A carreira do atacante começou em Gondomar, um município localizado na área metropolitana do Porto. Jogando pelo time da cidade, o Gondomar Sport Club, Diogo Jota passou por todas as categorias de base do clube, até chegar no Paços de Ferreira, em 2013.

Diogo Jota em ação pelo Gondomar SC, clube da infância do atacante (Foto: Gondomar/X)
Diogo Jota em ação pelo Gondomar SC, clube da infância do atacante (Foto: Gondomar/X)

No Paços de Ferreira, Diogo Jota pôde estrear no profissional e se desenvolver. Após duas temporadas na primeira divisão portuguesa, com 47 jogos, 18 gols e 7 assistências, o jogador recebeu uma proposta do Atlético de Madrid. O atacante assinou um contrato de cinco temporadas com os Colchoneros, mas rapidamente foi emprestado para o Porto.

De volta a Portugal, Jota disputou apenas uma temporada com os Dragões e depois emprestado novamente pelo Atlético de Madrid, dessa vez para jogar pelo Wolverhampton, que na época estava na segunda divisão da Inglaterra.

Leia também

Diogo Jota, atacante do Liverpool, faleceu nesta quinta-feira - Lewis Storey (Getty Images)

Portugal v Spain - UEFA Nations League 2025 Final - Maja Hitij - UEFA (2025 UEFA, UEFA)

Na Championship, o atacante evoluiu rapidamente e junto com os Wolves, conquistou o título da segunda divisão e o acesso para a Premier League. A boa temporada do atacante português convenceu a diretoria do clube inglês a pagar 14 milhões de euros para contratar o jogador em definitivo.

Diogo Jota teve boa passagem pelos Wolves e conquistou o acesso para a Premier League com o time (Foto: Sam Bagnall - AMA/Getty Images)
Diogo Jota teve boa passagem pelos Wolves e conquistou o acesso para a Premier League com o time (Foto: Sam Bagnall – AMA/Getty Images)

Depois de outras duas boas temporadas pelos Wolves, o Liverpool despertou interesse no atacante e desembolsou quase 45 milhões de euros para levar o português à Anfield em 2020.

Com os Reds, Diogo Jota viveu o melhor momento na carreira. O camisa 20 conquistou duas Copas da Liga, uma Copa da Inglaterra, e nesta temporada, levantou o troféu da Premier League. Ao todo pelo Liverpool, ele atuou em 182 jogos, marcou 65 gols e deu 22 assistências, em cinco temporadas.

Diogo Jota celebra o título mais importante conquistado pelos Reds (Foto: Liverpool FC via Getty Images)
Diogo Jota celebra o título mais importante conquistado pelos Reds (Foto: Liverpool FC via Getty Images)

SELEÇÃO PORTUGUESA

Diogo Jota vestiu a camisa da seleção desde a base, quando ainda estava no sub-19. Com o tempo, o atacante foi adquirindo experiência e cada vez mais foi se tornando uma peça carimbada nas convocações da equipe principal. Com Portugal, ele conquistou a UEFA Nations League de 2019, na primeira edição do torneio. Em 2021, ele também esteve na disputa da Eurocopa, marcando um gol na fase de grupos.

Em 2022, uma lesão na panturrilha tirou a chance de Diogo Jota disputar a Copa do Mundo do Catar, mas o jogador voltaria a ser convocado no ano seguinte. Em 2024, o jogador também esteve na Eurocopa sediada na Alemanha, mas foi em junho de 2025 que o atacante conquistou seu último título, o bicampeonato da UEFA Nations League.

No mês passado, Diogo Jota conquistou seu último troféu, a UEFA Nations League 2025 com Portugal (Foto: Maja Hitij - UEFA/UEFA via Getty Images)
No mês passado, Diogo Jota conquistou seu último troféu, a UEFA Nations League 2025 com Portugal (Foto: Maja Hitij – UEFA/UEFA via Getty Images)

Diogo Jota estava em um carro com o irmão, André Silva, em Zamora, no norte da Espanha. De acordo com a imprensa portuguesa, o jogador havia sido desaconselhado a viajar de avião por conta de uma cirurgia feita recentemente no pulmão. A dupla iria até a cidade de Santander, na costa do país, para pegar um barco e ir para a Inglaterra.

A principal suspeita do acidente é de que um dos pneus do carro estourou quando os irmãos passavam por uma rodovia, fazendo com que o veículo fosse jogado para fora da pista e pegando fogo na sequência. Diogo Jota deixa três filhos e uma esposa, com quem havia se casado há menos de duas semanas.

Compartilhe:

Veja também: