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Duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha chega a 45,97%

DER/PR também iniciou as atividades de duplicação nos trechos seguintes, entre Palmeirinha e Turvo, e de Turvo a Pitanga. Investimento nas três obras é de quase R$ 1 bilhão

O trecho tem 11,52 quilômetros de extensão

O trecho tem 11,52 quilômetros de extensão –

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 45,97% de execução da obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul. O trecho tem 11,52 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 139.785.485,97.

Os serviços mais avançados são a terraplenagem da nova pista e as melhorias no pavimento da pista antiga, onde já está sendo executada a técnica whitetopping, com uma nova camada de pavimento rígido de concreto executada sobre o pavimento asfáltico existente. Com isso, ambas as pistas serão do mesmo material, que apresenta vida útil mais longa, cotám menos necessidade de serviços de conservação. A pavimentação em concreto acontece simultaneamente em ambas as pistas, com desvio do tráfego conforme os segmentos vão sendo liberados.

As atividades continuam avançando também na construção de galeria celular e na implantação do novo sistema de drenagem de águas, atendendo a pista nova e complementando o sistema existente no trecho. A nova ponte sobre o Rio Coutinho já está concluída, faltando apenas conectá-la à pista nova.

A obra prevê também nova sinalização horizontal e vertical, instalação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública e serviços complementares. A previsão é de concluir as atividades em fevereiro do ano que vem.

TURVO E PITANGA – O DER/PR também já iniciou os serviços das obras de duplicação e restauração em concreto dos trechos seguintes da PRC-466.

Entre Palmeirinha e Turvo, em uma extensão de 27,02 quilômetros, começaram a terraplenagem da pista nova e instalação do sistema de drenagem de águas, além da execução de remendos profundos na pista existente. O investimento neste trecho é de R$ 293.750.000,00, prevendo também dois viadutos e uma ponte.

Entre Turvo e Pitanga, trecho de 45,5 quilômetros, está em andamento a terraplenagem e implantação do sistema de drenagem na plataforma da pista nova. O investimento é de R$ 514.230.020,00, e inclui três viadutos e duas pontes. Ambas obras devem ser concluídas em 2027.

INVESTIMENTOS – Somente nesta duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e Pitanga o valor investido é de R$ 947.765.505,97.

Na região também já foi contratada a obra de restauração em concreto e ampliação das PRC-487 e PR-460 entre Pitanga e Nova Tebas, em fase de elaboração de projeto, e estão em licitação obras semelhantes entre Pitanga e Manoel Ribas, e de Manoel Ribas a Lidianópolis.

Com informações: AEN.


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