Não foi dessa vez que Gilbert Burns se reencontrou com as vitórias no UFC. Durinho, como é conhecido, perdeu para o norte-americano Sean Brady na noite deste sábado (7), no UFC Vegas 97 e se afastou ainda mais do topo entre os meio-médios (77 kg).
O brasileiro, de 38 anos, é um dos principais nomes do país em atividade no MMA. No UFC desde 2014, ele já atuou no peso-leve (70 kg), mas alcançou destaque no esporte ao subir para a categoria meio-médio, se consolidando na elite da categoria.
A derrota é a sua terceira seguida no evento. Antes, ele havia caído para Belal Muhammad, em confronto que valia o cinturão da categoria, e também para Jack Della, por nocaute, em março deste ano. Apesar dos resultados negativos, o brasileiro segue com um cartel invejável, com 22 vitórias e apenas oito derrotas.
Já Sean Brady conhece a segunda vitória em sequência, já que havia superado Kelvin Gastelum por submissão. Ao todo, ele possui agora 17 vitórias em seu cartel, sendo cinco delas por finalização e três por nocaute.
A luta
Mais lento nas reações, Durinho encontrou dificuldade na trocação durante o primeiro assalto. Mesmo sem muita potência nos golpes, o americano apresentou mais volume de ataques em comparação com o brasileiro. Na luta agarrada, especialidade de ambos, cada um aplicou uma queda, mas nenhum dos dois conseguiu dar sequência no trabalho de chão.
O segundo período começou de forma promissora, com um forte chute no corpo aplicado pelo americano e um cruzado potente do brasileiro. Rapidamente Brady engajou na luta agarrada, seguindo as orientações do corner. A diferença de velocidade nos movimentos fazia a diferença para Sean, que ainda travava o combate sempre que Durinho dava sinais de melhora.
Atrás do placar e com dificuldade de impor seu jogo, Durinho voltou para a terceira etapa com um pouco mais de ímpeto. Porém, apesar do brasileiro ter tido seu melhor momento na disputa, o round terminou com Brady por cima no solo, após aplicar uma bela queda, provavelmente complicando a análise dos juízes.
O quarto assalto começou com dois golpes baixos ilegais, um para cada lado. Depois das paralisações, o americano voltou mais ativo na trocação novamente. Sem muitas respostas para lidar com a tática do oponente, Durinho já aparentava cansaço e frustração na sua linguagem corporal.
Precisando de um nocaute ou finalização, Durinho partiu para cima no quinto round. O americano, inteligentemente, passou a atacar o faixa-preta com chutes baixos na perna esquerda, afetando a movimentação do niteroiense. Com pouco mais de dois minutos para o fim, Brady levou o brasileiro para o chão e terminou a disputa por cima, garantindo a vitória.
Confira os resultados do UFC Vegas 97:
-
Sean Brady venceu Gilbert ‘Durinho’ na decisão unânime dos juízes;
-
Natália Silva venceu Jéssica ‘Bate-Estaca’ na decisão unânime dos juízes;
-
Steve Garcia venceu Kyle Nelson por nocaute técnico;
-
Cody Durden venceu Matt Schnell por finalização;
-
Yanal Ashmouz venceu Trevor Peek na decisão unânime dos juízes;
-
Chris Padilla venceu Rong Zhu por nocaute técnico (interrupção médica);
-
Isaac Dulgarian venceu Brendon Marotte por finalização;
-
André ‘Mascote’ venceu ‘Lipe Detona’ na decisão unânime dos juízes;
-
Gabriel ‘Mosquitinho’ venceu Yi Zha na decisão unânime dos juízes;
-
Jaqueline Amorim venceu Vanessa Demopoulos por finalização;
-
Andre Petroski venceu Dylan Budka na decisão unânime dos juízes;
-
Nathan Fletcher venceu Zygimantas Ramaska por finalização.