Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘É caso de cadeia’, diz Van Hattem, sobre ministros do STF

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou nesta quinta-feira, 7, que as informações reveladas pelos jornalistas Elie Vieira Jr., David Hager e Michael Shellenberger são “mais do que suficientes” para decretar a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, estariam cometendo abusos.

As declarações referem-se ao escândalo da Vaza Toga 2 e tornaram-se públicas depois da apresentação de documentos que, de acordo com a imprensa, reforçam denúncias de violações de direitos fundamentais e uso político do sistema de Justiça. “A Lei de Abuso de Autoridade é muito clara. A anulação de processos, num Estado de Direito, deveria ter a defesa de qualquer pessoa sensata. Aliás, tem a defesa de todas as pessoas sensatas”, disse Van Hattem.

Van Hattem: “Nível de insensatez absurdo”

O parlamentar afirmou que o Brasil vive um “nível de insensatez absurdo”. Do mesmo modo, ele criticou decisões judiciais que mantêm pessoas presas preventivamente “apenas por publicações em redes sociais”. Para ele, tais condutas têm caráter “completamente político e ditatorial”.

Segundo Van Hattem, parte da sociedade perdeu a noção da realidade “pelo ódio ao seu oponente”. Ele argumenta que as ações descritas pelos jornalistas indicam que a intenção dos responsáveis não é fazer justiça, mas “utilizar-se das instituições judiciárias para reprimir e calar adversários”.

YouTube videoYouTube video

A manifestação de Van Hattem ocorreu em meio a uma série de reportagens internacionais que questionam decisões e práticas de autoridades brasileiras no combate a crimes de opinião. As matérias citadas foram divulgadas nesta semana e repercutiram no cenário político, com reações de aliados e críticos do governo.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste


Compartilhe:

Veja também: