O chef de cozinha Edu Guedes passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas
Publicado: 09/07/2025, 16:39

O apresentador contou que, no primeiro momento, fez um procedimento para a retirada de uma pedra no rim que tinha descido para o canal. Outros exames teriam detectado outros cálculos nos dois rins e um tumor de 2 cm no pâncreas –
Edu Guedes deixou a UTI do Hospital Albert Einstein na manhã desta quarta-feira (9). O chef de cozinha estava internado após uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.
“Começamos o feriado de 9 de julho compartilhando as melhores notícias: o chef e apresentador Edu Guedes recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta manhã e segue se recuperando de forma extraordinária”, informa o comunicado enviado ao Metrópoles pela assessoria do cozinheiro.A nota ainda elogia a evolução do esposo de Ana Hickmann e reforça a gratidão dele pelo apoio que vem recebendo de diferentes pessoas.
“Sua força e resiliência serão fundamentais durante a jornada de recuperação. Reiteramos nosso agradecimento por toda manifestação de apoio, carinho e solidariedade.” Edu Guedes apareceu pela primeira vez nas redes sociais após o diagnóstico de câncer no pâncreas. O chefe de cozinha e apresentador comentou sobre o procedimento cirúrgico que fez e revelou que precisou remover a cauda do pâncreas, alguns gânglios e o baço, em vídeo compartilhado nas redes sociais. O apresentador contou que, no primeiro momento, fez um procedimento para a retirada de uma pedra no rim que tinha descido para o canal. Outros exames teriam detectado outros cálculos nos dois rins e um tumor de 2 cm no pâncreas.
Ele então passou por duas cirurgias para os rins “estarem bons e fortes numa cirurgia mais delicada”. Na sequência, passou por uma nova operação com o objetivo de combater o câncer diagnosticado. ” A cirurgia demorou aproximadamente 6 horas e foi um sucesso”, pontuou.O chef ainda aproveitou para agradecer o companheirismo da família e de amigos, além das mensagens enviadas por fãs.
“Eu agradeço mais a Ana, a Maria, meus pais por estarem ao meu lado, minha família e tantos amigos e muitos brasileiros que eu não tinha ideia da dimensão gostam de mim. Eu sempre procurei fazer tudo com muito carinho e eu tenho certeza que estou recebendo toda essa força para melhorar e para me curar também.”
Leia a íntegra da mensagem de Edu Guedes:
“Olá a todos, aqui é o Edu. Eu queria agradecer o amor, o carinho, as orações de todos vocês. Há duas semanas atrás eu tive uma crise renal, eu fui hospitalizado. No exame, o Dr. Joaquim de Almeida detectou uma pedra que havia descido para o canal.Eu tive que fazer uma cirurgia de retirar dessa pedra. Ela tinha aproximadamente 1,6 cm, ela não ia passar de jeito nenhum. Aí, posteriormente, os exames detectaram inúmeros cálculos nos dois rins e um tumor de 2 cm no pâncreas. E por incrível que pareça, aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo, mais a investigação do Dr. Joaquim, salvaram a minha vida.
A gente decidiu então fazer duas cirurgias para os rins estarem bons e fortes numa cirurgia mais delicada. Dr. Sidney, que é presidente do Hospital Albert Einstein, onde eu estou. Que é filho do meu médico de infância, Dr. Henrique. Me indicou doutor Marcelo Bruno Rezende. Ele e a sua maravilhosa equipe decidiram me operar bem rápido. A cirurgia demorou aproximadamente 6 horas e foi um sucesso. Nela, ele retirou a cauda do pâncreas, alguns gânglios e o baço. A minha recuperação está sendo ótima.
Hoje já estou no quarto. Eu mando esse vídeo não só para informar, mas para agradecer o carinho de todos e tranquilizar aqueles que de alguma forma gostam de mim e do meu trabalho também. Eu agradeço mais a Ana, a Maria, meus pais por estarem ao meu lado, minha família e tantos amigos e muitos brasileiros que eu não tinha ideia da dimensão gostam de mim. Eu sempre procurei fazer tudo com muito carinho e eu tenho certeza que estou recebendo toda essa força para melhorar e para me curar também. Também. Muito obrigado a todos vocês do fundo do meu coração.”
Com informações do Portal Metrópoles