
(Foto: Divulgação/PMPG)
COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa está adquirindo um novo programa educacional voltado para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município – atualmente em 6,5. O material didático será utilizado por professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – os estudantes farão em 2025 a Prova SAEB, cuja nota compõe o índice.
Por meio dos materiais, os alunos farão uma preparação com provas já no formato utilizado na Prova SAEB, visando adquirir a segurança necessária para encarar a prova com tranquilidade.
A prefeita Elizabeth Schmidt considera que a estratégia adotada vai trazer resultados positivos para as escolas. “Eu tenho muito orgulho da Educação de Ponta Grossa e da evolução que apresentamos nestes últimos anos. No entanto, sei que nosso potencial é infinitamente maior e, por isso, temos que agir para evoluir cada vez mais, tanto em nossa estrutura como na valorização dos profissionais, na qualidade do ensino e também em nossos resultados. Estamos oferecendo hoje coisas que eu sempre desejei enquanto professora e que certamente vão levar nossa Educação ainda mais longe”, afirma a prefeita.
A secretária de Educação, professora Joana D’Arc Panzarini Egg, demonstra que o programa é um investimento direto nos alunos e professores. “Nosso grande objetivo é melhorar a qualidade do ensino como um todo, o que certamente deverá se refletir em um melhor desempenho de todas as nossas escolas na Prova SAEB, que será realizada neste ano. Vamos realizar uma preparação de modo que nenhum aluno chegue no momento da prova sem o preparo adequado. E para isso, além de preparar os alunos, teremos uma atenção especial com os professores”, comenta ela.
Alcance
O programa preparatório vai envolver 174 professores e 4.516 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 89 escolas da Rede Municipal de Ensino, público da prova em Ponta Grossa. Serão realizadas formações presenciais e online. O pacote educacional contempla três cadernos de provas, além de um kit para o aluno e outro kit para os professores, voltados especialmente para a Matemática e a Língua Portuguesa. A plataforma disponível fornece resultados, análises e direcionamentos sobre quais são os pontos positivos e os que precisam de mais atenção para cada turma e aluno. O valor investido no programa será de R$ 2,4 milhões.