A abertura da janela de transferências no último dia 10 movimenta o mercado brasileiro. De olho no acesso à elite, clubes da Série B do Brasileirão abriram o bolso e contrataram jogadores que estão acostumados a atuarem na primeira divisão.
Disputando ponto a ponto a liderança com o Coritiba, o Goiás talvez tenha sido pela contratação de mais impacto da Série B. Na semana passada, a diretoria anunciou a chegada do meia-atacante Wellington Rato, fundamental para a conquista da Copa do Brasil de 2023 pelo São Paulo.
(Conteúdo oferecido por Superbet)
Destaque também para a chegada do volante Cantillo no Remo. Com mais de 100 partidas pelo Corinthians, o colombiano retorna ao Brasil para ajudar o Leão a subir. Maior artilheiro estrangeiro da história do Ceará e com passagens por Timão e Santos, Mendoza chegou ao Athletico-PR com status de titular.
Além deles, outros jogadores que atuaram por muitos anos na Série A foram anunciados por clubes que estão brigando pelo acesso na Série B: o zagueiro Bressan e o lateral-direito Raí Ramos chegaram na Chapecoense e no Novorizontino, respectivamente.
Confira abaixo os reforços de times da Série B que atuaram no Brasileirão
Revelado no Bahia, Raí Ramos tem 31 anos e estava no Atlético-GO antes de ser anunciado como reforço do Novorizontino na última sexta-feira (11). Ex-Londrina, Operário, Oeste, Ituano e Ceará, o lateral-direito teve uma passagem apagada pelo São Paulo em 2023. Foram apenas nove partidas com a camisa tricolor.
Campeão da Libertadores de 2017 e da Recopa Sul-Americana de 2018 com o Grêmio, Bressan retornou ao Brasil na última sexta-feira (11) para defender a Chapecoense depois de três anos fora. Neste período, atuou na China e na Grécia. Revelado no Juventude, o zagueiro de 32 anos teve uma rápida passagem pelo Flamengo em 2015 e vestiu também as camisas de Avaí, Peñarol e FC Dallas.
Principal contratação do Remo para a sequência da Série B, o volante de 31 anos se destacou no futebol colombiano defendendo Atlético Nacional, Leones, Deportivo Pasto e Junior Barranquilla. As atuações chamaram a atenção do Corinthians, onde ficou por quatro temporadas (2020 a 2023) e não deixou saudades. Foram mais de 100 partidas e apenas dois gols. Estava no Huracán antes de assinar com o Leão.
Peça importante do São Paulo na conquista inédita da Copa do Brasil, o meia-atacante disputou 105 partidas, marcou seis gols e deu 18 assistências nas duas temporadas (2023 e 2024) que ficou no Morumbis. Surgiu no Osasco Audax e passou por Red Bull Brasil, Caldense, Sampaio Corrêa, Joinville, Ferroviário, Atlético-GO e V-Varen Nagasaki, do Japão. Aos 33 anos, estava no Vitória antes de ser anunciado na semana passada pelo Goiás.
O colombiano fez parte do elenco campeão brasileiro pelo Corinthians em 2015, embora tenha feito apenas três gols em 25 partidas com a camisa alvinegra. Em 2019, quando estava o Amiens, da França, chegou a ser convocado para a seleção da Colômbia. Já no Brasil, defendeu também Bahia, Ceará e Santos. Pelo Vozão, marcou 20 gols em 53 jogos em 2022. Contratado para ser titular do Athletico-PR, “Speed” Mendoza tem 33 anos e estava no León, do México.