O novo CAPS I será voltado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como daquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas
Publicado: 21/07/2025, 18:40

Obra foi destacada pela prefeita Elisangela Pedroso e pelo deputado Aliel Machado –
O município de Carambeí foi contemplado com um importante investimento na área da saúde mental. Nesta segunda-feira (21), o deputado federal Aliel Machado (PV) e a prefeita Elisangela Pedroso anunciaram a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que será instalado no Jardim das Nações.
A obra será viabilizada com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, e está orçada em R$ 2,5 milhões. O novo CAPS I será voltado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como daquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O serviço atenderá todas as faixas etárias da população, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município.
Para o deputado Aliel Machado, o novo CAPS é resultado do compromisso do Governo Federal com uma saúde pública mais acessível e eficiente. “A saúde mental precisa ser tratada com prioridade e seriedade. Esse investimento é mais do que uma obra: é um compromisso com a vida das pessoas. Agradeço ao Governo Federal por atender nossa solicitação, à equipe da prefeitura e à prefeita Elisangela pelo trabalho conjunto em prol da população de Carambeí”, destacou.
A prefeita Elisangela ressalta que a construção do novo CAPS é uma demanda antiga do município e destaca a importância da conquista. “A construção do CAPS é a realização de um sonho, que em breve se tornará realidade. É uma obra de mais de R$ 2,5 milhões, que chega para dar apoio à nossa população. Só temos a agradecer pelo trabalho, empenho e dedicação do deputado Aliel, que é o parlamentar que mais envia recursos e atua por Carambeí no âmbito federal. Fica aqui a nossa gratidão por tudo o que ele tem feito pela nossa cidade”, afirmou.
ATENDIMENTO – A iniciativa representa um avanço significativo para a saúde pública de Carambeí, que possui mais de 20 mil habitantes e demanda um atendimento especializado e humanizado. O novo equipamento será integrado aos demais serviços de saúde da cidade, com articulação com a Atenção Primária, os serviços de urgência e emergência, além de ações intersetoriais. A expectativa é que a obra tenha início nos próximos meses.
Com informações da assessoria de imprensa.