fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elizabeth buscará apoio de Ratinho para manter voos da Azul em PG

Azul pretende interromper voos entre Ponta Grossa e Campinas a partir de março

A Azul iniciou suas operações em Ponta Grossa no dia 13 de outubro de 2016

A Azul iniciou suas operações em Ponta Grossa no dia 13 de outubro de 2016 –

Imediatamente após ser informada que a Azul Linhas Aéreas pretende interromper os voos entre Ponta Grossa e Campinas (SP), a partir de março, a prefeita Elizabeth Schmidt garantiu que buscará o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior, para impedir a suspensão das operações. 

A prefeita de Ponta Grossa assegura que o município tomará todas as medidas para que a decisão da Azul seja revista. “Recebo informação que a Azul vai cancelar as operações em Ponta Grossa. Vamos lutar contra os que torcem contra a cidade. Vamos com a Acipg [Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa] ao governador Ratinho Junior. Já pedi audiência urgente. O VoeParaná não pode acabar!”, postou a prefeita, nessa terça-feira (04).  

A presidente da Acipg, Giórgia Bin Bocheneck, disse que a entidade convocou diversas instituições para impedir o cancelamento de operações. Entre as entidades acionadas estão o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG); Sindicato Rural; Sindilojas; Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa (NDI); e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Para ela, a decisão da companhia aérea é um “retrocesso”. “A cidade não pode parar de crescer, de se desenvolver. Temos que lutar”, ressaltou a presidente, que também pedirá a reunião com o governador. 

Turismo repudia decisão e pede que Azul reavalie 

O Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, entidade representativa do turismo de negócios e eventos dos Campos Gerais, também manifestou repúdio à decisão da Azul.

“Ponta Grossa é destaque no Paraná pelo seu potencial para o turismo e eventos e a decisão da empresa prejudica o setor, além de extinguir uma importante porta de entrada de visitantes para o destino, o que impacta em milhões de reais em toda a região dos Campos Gerais. Por fim, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau pede à Azul que reavalie a decisão e opte por continuar operando em Ponta Grossa, estando a instituição aberta ao diálogo com a empresa para encontrar a melhor maneira de viabilizar a operação na cidade”, diz a nota. 

O Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais também se manifestou. “Hoje, a principal cidade da região dos Campos Gerais é destaque em diversos setores da economia no Paraná, incluindo o turismo, e muitos aqui utilizam os voos da Azul. Pontuamos que a decisão da companhia área prejudicará diversos setores da economia regional, principalmente o hoteleiro, que deixará de receber visitantes na cidade, já que uma porta de acesso será fechada. Com isso, o Sindicato pede que a Azul reavalie sua decisão e opte por continuar os voos na cidade, além de se mostrar disponível para diálogos com a empresa, a fim de ajudar a manter a operação local”, afiram o sindicato. 

Azul suspenderá as operações a partir de 10 de março 

A Azul comunicou sua decisão para a Prefeitura de Ponta Grossa nessa terça-feira (04). O anúncio aconteceu após uma série de suspensões de voos anunciados pela companhia aérea pelo Brasil. A empresa continuará operando neste mês de fevereiro e suspenderá as operações a partir de 10 março.

A Azul confirmou ao Portal aRede que a empresa “reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda” e que a suspensão ocorre “devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota”. LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA. 

No site da Azul é possível comprar passagens entre Ponta Grossa e Campinas somente até março. 

Em fevereiro, a frequência é de cinco voos semanais (de segunda a sábado), a qual será reduzida para três voos semanais em março (terças, quintas e sábado), até a suspensão, no dia 10, quando a operação será encerrada na cidade.

História – A Azul iniciou suas operações em Ponta Grossa no dia 13 de outubro de 2016, sempre fazendo a rota entre o aeroporto Sant’Ana (PGZ) e o de Viracopos, em Campinas. As operações só foram suspensas em Ponta Grossa no período da pandemia do Coronavírus, em 2020, retomados em dezembro de 2021 – e que agora serão encerrados em 10 de janeiro de 2025. Ainda em 2020, Ponta Grossa teve voos regulares da VoePass, para Congonhas (São Paulo) e Foz do Iguaçu. 


Compartilhe:

Veja também: