COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Ponta Grossa, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde assinaram o convênio que garante o repasse de R$ 16,9 milhões para a construção da primeira Policlínica da cidade. O evento, que contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do deputado federal Aliel Machado e do superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal, foi realizado na agência central da Caixa – localizada na Rua Francisco Ribas. O investimento total na Policlínica será de R$ 30 milhões, incluindo obra e aquisição de equipamentos.
A nova Policlínica será implantada na região da Vila Raquel, no bairro Contorno, em um terreno cedido pela Prefeitura. Com um projeto que prevê mais de 3 mil metros quadrados de área construída, Ponta Grossa é a única cidade do Paraná contemplada com a obra nesta etapa do PAC Seleções – programa do Governo Federal que prevê a construção de 45 Policlínicas em todo o país.
“Estamos trabalhando em todas as frentes para, de fato, virar a chave na saúde de Ponta Grossa: a chegada da Policlínica é o fim de uma espera de muitos anos, um avanço importantíssimo para complementar o trabalho desenvolvido pelas nossas equipes da atenção primária. Estamos muito felizes por nossa cidade ter sido contemplada por esta grande obra”, ressalta a prefeita Elizabeth.
A Policlínica reunirá médicos de diversas especialidades e ofertará consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias, mamografias, ultrassonografias e eletrocardiogramas – além de pequenos procedimentos cirúrgicos, como cauterizações e biópsias. O objetivo é ampliar o acesso da população à atenção especializada em saúde, garantindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos.
“A construção das Policlínicas integra o programa ‘Agora tem Especialistas’, um programa do Governo Federal que visa aumentar a oferta de especialidades médicas para a população. Nosso objetivo, juntamente com os Municípios, é que o atendimento das mais diversas especialidades esteja o mais próximo possível do cidadão e, com isso, a gente reduza de fato o tempo de espera dos pacientes”, explica Erthal.
Estrutura prevista para a Policlínica
2 salas de cirurgia
8 leitos para preparo/recuperação cirúrgica
1 sala de raio-X
1 sala de tomografia
1 sala de ressonância magnética
1 sala de mamografia
4 salas de ultrassom
1 consultório de acolhimento a vítimas de violência
1 setor de reabilitação física, fonoaudiologia e terapia ocupacional
40 consultórios