COM ASSESSORIAS – A região da Vila Raquel, no bairro Contorno, vai receber a primeira policlínica de Ponta Grossa. O anúncio foi feito pela prefeita Elizabeth Schmidt e pelo deputado Aliel Machado, na tarde desta quinta-feira (17), em evento que contou com a presença de diversas lideranças municipais, regionais e da área médica. Ponta Grossa, inclusive, é a única cidade paranaense a ser contemplada nesta etapa do ‘PAC Seleções’ – programa do Governo Federal que prevê a construção de 45 policlínicas em todo o país.
Durante o encontro realizado na Prefeitura, Elizabeth e Aliel apresentaram detalhes sobre o projeto a ser executado. Somando o investimento na construção e nos novos equipamentos para a Policlínica, a previsão é de que R$ 30 milhões sejam aportados na obra; o novo espaço, que contará com mais de 3 mil metros quadrados, será construído em um terreno cedido pela Prefeitura.
“Este é mais um passo para virarmos a chave na saúde. Estamos mostrando, na prática, que saúde é prioridade em Ponta Grossa: investimos e buscamos parcerias para conquistarmos grandes avanços como a UPA Uvaranas, os Superpostos, a modernização das Unidades de Saúde, além da maior contratação de médicos da nossa história. Com a chegada da Policlínica, vamos poder atender uma importante demanda por consultas de especialistas na cidade”, ressalta Elizabeth.
A primeira policlínica de Ponta Grossa deve contar com médicos de diferentes especialidades para a realização de consultas clínicas, exames gráficos e de imagem – como ressonâncias magnéticas, tomografias e eletrocardiogramas – e também pequenos procedimentos cirúrgicos – como cauterizações e biópsias. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde, proporcionando ao paciente consultas e exames de forma ainda mais rápida e eficiente para atender às necessidades da população.
“Essa obra se soma a outros importantes investimentos que estamos realizando em parceria com a Prefeitura e o Governo Federal em Ponta Grossa. Entre eles, destacam-se o novo prédio do Hospital Universitário da UEPG, a nova maternidade com dez leitos de UTI pediátrica na Santa Casa, o Centro Especializado em Reabilitação (CER-4), o novo Centro de Radiologia com acelerador linear para o tratamento do câncer, além das novas Unidades Básicas de Saúde”, destaca Aliel Machado.
Saiba o que prevê o projeto da Policlínica:
2 Salas de Cirurgia
8 leitos para preparo/recuperação cirúrgica
1 Sala de Raio X
1 Sala de Tomografia
1 Sala de Ressonância Magnética
1 Sala de Mamografia
4 Salas de ultrassom
1 Consultório de acolhimento a vítimas de violência
1 Setor de reabilitação física (100m²), fonoaudiologia, terapia ocupacional
40 consultórios