O evento acontece nesta terça-feira (1º), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Publicado: 30/06/2025, 17:17

Prefeita Elizabeth Schmidt e ministro Silvio Costa Filho –
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), irá se encontrar com o Ministro dos Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, para assinar o documento da ampliação do Aeroporto Sant’Ana. O evento acontece nesta terça-feira (1º) a partir das 15h na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O investimento, que ultrapassa o valor de R$ 30 milhões, prevê a construção de uma nova taxiway, além da reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados.
Conforme informações obtidas pelo Portal aRede, além da Elizabeth e do ministro Silvio Costa Filho, estarão presentes no anúncio representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC), por exemplo. Entre eles se destacam: Tomé Franca, secretário; Thairyne de Oliveira, diretora de programa; e Luiza Deusdará, diretora de investimentos.
A obra e investimentos no aeroporto Sant’Ana são aguardados há tempos pelos ponta-grossenses. Durante a última sexta-feira (27), Elizabeth esteve junto do deputado federal Aliel Machado (PV) no Ministério dos Transportes, onde um vídeo com quatro grandes projetos que serão trabalhados pela Prefeitura foi apresentado.
PROJETO – Um desses projetos busca, junto ao Governo Federal, a cessão de uma área de 3 quilômetros, estratégica para a modernização e ampliação da pista de pouso e decolagem. A atual limitação impede a operação de aeronaves maiores, restringindo a ampliação de voos comerciais de médio e grande porte. Com a incorporação da área, será possível expandir a estrutura aeroportuária, promovendo maior conectividade e desenvolvimento econômico. Confira a matéria completa clicando aqui.
A proposta prevê a ampliação da pista dos atuais 1.430m para 2.500m de extensão. A autorização é necessária pois parte do terreno inclui o prolongamento de uma tangente do Desvio Ribas, paralela à pista do aeroporto, até a conexão ferroviária já existente nas proximidades de uma Fazenda Escola.
MOBILIZAÇÃO – O Aeroporto Sant’Ana não recebe voos comerciais de transporte de passageiros desde o dia 29 de março deste ano, quando a Azul Linhas Aéreas encerrou oficialmente as operações na cidade. Três meses depois, questões referentes ao tema ainda são debatidas por diferentes esferas afetadas pela ausência do serviço.
Inclusive, como já publicado pelo Grupo aRede, os setores empresarial e turístico pedem soluções imediatas ao aeroporto. Marcio Pauliki, CEO das Lojas MM, relata que a empresa tem passado por ajustes na agenda interna para conseguir receber visitantes. “As pessoas que vem nos visitar precisam estar aqui desde cedo e se possível voltar no mesmo dia. Sem o aeroporto, esse atendimento está sendo feito entre 10h da manhã e 16h da tarde para que elas possam se adequar aos voos de Curitiba”, diz.
O setor hoteleiro da cidade também foi impactado pelo encerramento dos voos comerciais. Daniel Wagner, diretor executivo do Planalto Select Hotel, destaca a importância do aeroporto para a economia de Ponta Grossa. “É um facilitador para trazer visitantes de fora para negócios, eventos ou lazer. Não ter o aeroporto é uma desculpa para as pessoas escolherem outras cidades”, ressalta.