Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elon Musk anuncia novo partido político nos EUA

Elon Musk anunciou neste sábado, 5, por meio de sua conta na rede social X, a criação de um novo partido político nos Estados Unidos (EUA): o America Party (Partido América).

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A decisão veio depois de enquete publicada pelo empresário na sexta-feira 4, feriado da independência norte-americana, conforme informa a Reuters.

YouTube videoYouTube video

Na pesquisa, Musk perguntou aos seguidores se eles apoiavam a fundação de uma nova sigla. A maioria respondeu afirmativamente, 65% votaram pelo sim.

“Hoje, o Partido América é formado para devolver a vocês a liberdade”, escreveu o Musk. Em outra postagem, ele declarou: “Por uma margem de dois para um, vocês pediram um novo partido e vão tê-lo.”

A iniciativa surge depois de o ex-presidente Donald Trump sancionar, na sexta-feira, uma lei que reduz impostos, mas amplia os gastos públicos, o que aumentará a dívida.

A medida foi duramente criticada por Musk, que já havia sinalizado a intenção de investir recursos contra parlamentares que apoiassem o pacote.

Musk quer o protagonismo

Embora tenha doado centenas de milhões de dólares à campanha de reeleição de Trump e chefiado o Departamento de Eficiência Governamental durante sua gestão, Musk rompeu com o ex-presidente. O estopim foi o projeto sancionado. Ele o considerou um retrocesso nas contas públicas.

Leia mais: “Elon Musk anuncia saída do governo Trump”

Em reação, Trump ameaçou cortar os bilhões de dólares em subsídios federais que beneficiam empresas de Musk, como a Tesla e a SpaceX. A disputa pública entre os dois passou a preocupar lideranças do Partido Republicano, que temem prejuízos nas eleições legislativas de 2026.

A fundação do novo partido, batizado por Musk como uma tentativa de “resgatar a liberdade”, marca mais um afastamento dele em relação ao que chama de núcleo político tradicional dos EUA. E reforça sua intenção de buscar o protagonismo na reorganização da direita norte-americana.

Compartilhe:

Veja também: