Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elon Musk reage às sanções contra Moraes

Em resposta a uma publicação no X sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário Elon Musk afirmou que as consequências de suas ações chegaram.

“This is the FO (find out) part”, escreveu.

No contexto da publicação, o termo usado pelo ex-integrante do governo de Donald Trump faz referência ao ditado “fool around and find out” (“mexeu, levou” em tradução informal), usado para alertar que atitudes imprudentes podem ter consequências.

Elon Musk foi uma das principais vozes críticas às ações do ministro Alexandre de Moraes. O embate entre o empresário e o magistrado levou à suspensão temporária da plataforma X no Brasil, em agosto de 2024. Musk também já criou um perfil no X para divulgar as decisões arbitrárias do ministro e declarou que, um dia, Moraes seria preso.

Lei Magnitsky é aplicada contra Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de Moraes | Foto Valter Campanato/Agência BrasilMinistro Alexandre de Moraes | Foto Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro Alexandre de Moraes | Foto Valter Campanato/Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira, 30, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A medida impõe sanções severas ao magistrado, incluindo o congelamento de bens, restrições de visto e exclusão do sistema financeiro norte-americano.

O Departamento do Tesouro dos EUA, responsável pelo anúncio da punição ao ministro brasileiro, classifica Moraes como responsável por “graves violações de direitos humanos”. A Lei Magnitsky, criada em 2016, permite ao governo norte-americano punir autoridades estrangeiras envolvidas em corrupção ou abusos contra liberdades civis, mesmo fora do território dos Estados Unidos.

Moraes está agora proibido de entrar ou transitar em território norte-americano. Qualquer ativo que o ministro eventualmente possua em solo norte-americano será congelado. Além disso, bancos e empresas com sede nos EUA ou com negócios no país ficam impedidos de manter relações com o magistrado. Isso inclui operadoras de cartão de crédito, plataformas digitais e instituições financeiras globais.

O impacto da sanção pode se estender para além das fronteiras dos EUA. Países aliados, como Reino Unido, Canadá e integrantes da União Europeia, têm histórico de adotar medidas semelhantes em alinhamento com Washington, o que pode agravar o isolamento diplomático de Moraes. A depender da amplitude das sanções, até familiares e associados do ministro podem ser incluídos nas restrições.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Compartilhe:

Veja também: