fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

em 17 anos, o percentual de adultos fumantes em Curitiba caiu 4,7% – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia


Essa é Elizabeth Souza. Ela tinha 15 anos quando começou a fumar e conta que na época sentiu necessidade de aderir à moda. Ela queria ser incluída em uma sociedade que normalizava o uso do tabaco. Hoje ela está há 3 anos sem fumar, depois que participou de um programa da Unimed Curitiba, chamado “Você Sem Cigarro”.

Os problemas de saúde, mudanças profissionais a estimularam a seguir no propósito. Por diversas vezes, ela iniciou o tratamento e não conseguiu finalizar.

Josuel Rodrigues do Prado fumou durante 38 anos. Hoje, aos 57, celebra a conquista de deixar o cigarro. Em 14 de abril de 2023, iniciou um marco para sua nova vida.

Além da melhor qualidade de vida, Josuel conta que sentiu diferença no olfato e no paladar após deixar o cigarro.

Em 17 anos, o percentual de adultos fumantes em Curitiba caiu 4,7%. Em 2006, 18,4% dessa fatia da população fumava e 6% fumavam mais de 20 cigarros por dia. Em 2023, o percentual caiu para 13,7%, quando 4,5% fumavam mais de 20 cigarros por dia. Em 2019, a capital do Paraná atingiu o menor percentual de adultos fumantes, com índice de 11,3%. A pesquisa traz ainda outro recorte sobre o uso do cigarro eletrônico. Em 2023, 2,8% faziam uso desse dispositivo. Os dados são de levantamento da Vigitel Brasil, do Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 e 2023.

Entre as estratégias para parar de fumar está um atendimento multidisciplinar, segundo o médico psiquiatra Gustavo Sehnem. O principal é focar na motivação do paciente: por que ele deve deixar o cigarro? Começar o processo é sempre difícil, mas não desistir é fundamental.

O uso de medicamentos durante o processo não está descartado, segundo o especialista.

Para o médico psiquiatra Gustavo Sehnem, é preciso um trabalho de prevenção para combater o início do uso do tabaco, em especial dos cigarros eletrônicos.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado neste 29 de agosto. A data foi instituída em 1986 por Lei Federal para alertar a sociedade para os malefícios do fumo e estimular as pessoas a refletirem sobre os benefícios de abandonar o cigarro.

Compartilhe:

Veja também: