COM ASSESSORIAS – Mais de 800 mil atendimentos de pacientes em 2024. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou na manhã desta sexta-feira a prestação de contas do último ano aos gestores da região durante assembleia geral. Os dados apresentados elencaram número de consultas, mutirões, especialidades ofertadas, atendimento nas Linhas de Atenção à Saúde e também despesas e receitas da entidade. “Nossos números demonstram o aumento dos serviços prestados. Estamos fazendo do Consórcio uma solução para os problemas de saúde em nossos municípios”, exulta o presidente e prefeito de Arapoti, Irani Barros.
Foram 737.458 exames e 85.072 consultas com especialistas, com um investimento que somou mais de R$ 32 milhões. Estes números representam um aumento de mais de 50% em relação a 2023, quando o Consórcio havia somado 548.082 atendimentos. Quanto ao investimento, o valor aumentou em 215%.
Para cada vez mais expandir os atendimentos à população, as Prefeituras consorciadas estão aportando novos recursos ao CimSaúde. Em 2024, 14 municípios realizaram aditivos. “Foi um ano de crescimento exponencial. Além dos serviços prestados nas sedes do Consórcio, estamos disponibilizando consultas e exames nos próprios municípios”, aponta a diretora, Pâmella Costa. “Assim diminuímos os custos das Prefeituras e também o absenteísmo dos pacientes”, completa.
A descentralização dos atendimentos vem sendo realizada com o credenciamento de profissionais e clínicas nos municípios consorciados, e também com a realização de mutirões de saúde. “É uma maneira de fazermos andar mais rapidamente as filas, e estamos incentivando cada vez mais os municípios a realizarem”, conta o presidente.
Em 2024, os mutirões atenderam seis municípios, com um total de 8.237 atendimentos de Oftalmologia e exames de imagem. “Este ano já realizamos uma série de mutirões, e pretendemos atuar desta maneira durante todos os meses”, adianta a diretora.
Prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, destacou a importância da realização dos mutirões e também da descentralização dos serviços. “Os mutirões são muito válidos. Mas queremos ampliar ainda mais a descentralização, realizando novos credenciamentos. Assim conseguimos diminuir custo e risco do transporte e ainda melhorar o atendimento”, avalia. Já o chefe do Executivo de Castro, Reinaldo Cardoso, ressaltou a importância das ações de fortalecimento do Consórcio. “Precisamos indicar novos prestadores e ferramentas para atendimento da Atenção Ambulatorial Especializada”, fala, dando ênfase a profissionais da Neurologia.
Em Carambeí, já foram quatro mutirões realizados apenas este ano. “O CimSaúde é um parceiro do município. Já aumentamos no último ano o aporte, mas este ano vamos aportar ainda mais recursos”, antecipa a secretária municipal de saúde, Maira Holleben, destacando que recentemente o município conseguiu credenciamento de cardiologista, uma das demandas antigas da população. Agora, a Prefeitura busca ainda prestadores de serviços para a área da Fonoaudiologia.
Quanto às especialidades, o município de São João do Triunfo elencou demanda por reumatologia e pneumologia. “Temos que tentar ampliar a estrutura de atendimento”, avalia a secretária de Saúde, Ediane Mance Burdonski. Por lá, os mutirões também estão fazendo a diferença. “Tem atendido bastante nossos anseios”, aponta.
Para o presidente, o Consórcio vem atingindo os seus objetivos na região ao atender às Prefeituras e sua população. “Este é o fundamento do Cimsaúde: Trabalhar em conjunto com a demanda do próprio município”, finaliza.