Em um clássico marcado por um lance muito polêmico, o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 2 em uma virada espetacular, neste domingo (5), no Morumbis, em Choque-Rei válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor foi absolutamente dominante na etapa inicial e abriu vantagem de 2 a 0, graças a gols de Luciano (seu 99º pelo time) e Tapia.
No segundo tempo, o Verdão reagiu na reta final do jogo e buscou o empate com tentos de Vitor Roque e Flaco López. No finalzinho, Sosa deu a virada à equipe de Abel Ferreira.
O Choque-Rei, porém, ficou marcado por um lance muito polêmico, ocorrido logo no começo da etapa complementar, com o placar marcando 2 a 0 para o Tricolor.
Em lance na área palestrina, Allan escorregou e acertou as duas pernas de Tapia, derrubando o chileno. Os jogadores da equipe mandante pediram pênalti, mas tanto o árbitro Ramon Abatti Abel quanto a equipe do VAR consideraram o lance como “choque normal”, e, portanto, não faltoso. Na sequência da partida, o Alviverde buscou a virada.
Na visão de Carlos Eugênio Simon, analista de arbitragem da ESPN, o juiz deveria ter marcado a penalidade a favor do Tricolor.
“Pênalti não marcado para o São Paulo. Allan escorrega e acerta Tapia. Sem querer também é falta. Dentro da área é pênalti. O árbitro não marcou, VAR não interveio e errou a arbitragem”, decretou.
Veja como foi o lance:
0:17
Polêmica no Morumbis! Allan derruba Tapia na área, mas árbitro manda o jogo seguir
São Paulo e Palmeiras se enfrentaram pela 27ª rodada do Brasileirão
O resultado é péssimo para o São Paulo, que fica com 38 pontos e cai para o 8º lugar, sem conseguir se aproximar do G-4, que dá vaga direta na CONMEBOL Libertadores – o Botafogo abre o grupo com 43 pontos.
Já o Verdão assumiu a liderança, com os mesmos 55 pontos que o Flamengo e uma vitória a mais.
Em campo, a partida começou equilibrada, com o Palmeiras tentando pressionar a saída de bola do São Paulo no campo de ataque.
E foi justamente em uma “armadilha” contra a marcação alta do Verdão que o Tricolor conseguiu abrir o placar logo aos 15 minutos.
Após roubar bola no meio, Marcos Antônio lançou Luciano, que partiu de posição legal, driblou Weverton e só tocou para o gol vazio.
Festa da torcida no Morumbis!
O Alviverde sentiu o gol, e o São Paulo foi para cima, criando outras duas boas chances com Tapia nos minutos seguintes.
Na terceira vem em que o chileno teve oportunidade, porém, ele não bobeou.
Aos 34 minutos, Enzo Díaz ganhou disputa pela esquerda e cruzou para Tapia só bater de chapa para o fundo das redes.
O Palmeiras só conseguiu ter uma boa chance aos 44 minutos: Flaco López acionou Vitor Roque, que bateu para grande defesa de Rafael.
Com isso, o Tricolor levou a ótima vantagem de dois gols para o intervalo.
Na volta dos vestiários, o Palmeiras fez três mexidas de cara, mas seguiu sem conseguir criar grandes chances.
Aos 9, o Tricolor ainda reclamou muito depois que Allan escorregou na área e derrubou Tapia, com os são-paulinos pedindo pênalti.
O árbitro Ramon Abatti Abel, porém, explicou aos jogadores que considerou o choque normal devido ao escorregão, sem assinalar penalidade.
Depois dos 20 minutos, o São Paulo ficou visivelmente cansado, e o Alviverde diminuiu o placar aos 25, em uma bela trama ofensiva.
Após boa troca de passes do campo de defesa até o ataque, Maurício cruzou na cabeça de Vitor Roque, que cabeceou bonito para o fundo do gol.
O lance animou o Verdão, que seguiu em cima e buscou o empate quatro minutos depois, em lance que começou com erro de Rodriguinho.
Após recuperação de bola de Maurício, Flaco López recebeu no bico da grande área e acertou finalização no cantinho de Rafael para igualar em 2 a 2.
O Palmeiras passou a sobrar em campo fisicamente, e a virada veio aos 44: Aníbal Moreno cruzou na área e Sosa apareceu no meio da zaga para cabecear e decretar a virada.
No último lance do Choque-Rei, Lucas Moura teve boa oportunidade de empatar em cobrança de falta da entrada da área, mas mandou por cima.
Classificação do Brasileirão:
-
São Paulo: 8º lugar, com 38 pontos
-
Palmeiras: 1º lugar, com 55 pontos