Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em mês de tarifaço, estado exportador de carne bate recorde de vendas

Em agosto, mês que passou a vigorar as taxas de 50% impostas pelos governo dos Estados Unidos, as exportações de carne bovina do estado do Mato Grosso cresceram 0,22% em comparação ao mês de julho. O estado possui o maior rebanho bovino do Brasil e é o principal exportador da proteína no país.

No mês passado, foram exportadas 89,68 mil toneladas de carne, segundo a Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Esse número representa o maior volume já exportado pelo estado. Além disso, o preço médio por carne exportada, que foi de US$ 4.368,59 por tonelada, resultando em um faturamento de US$ 391,80 milhões em agosto.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Fora a demanda chinesa, que ainda se mantém aquecida, com aumento de 1,71% em relação a julho, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) pontuou o destaque da Rússia, que ultrapassou os Estados Unidos nas exportações totais, sendo responsável por 6,47% de toda exportação de carne bovina do Mato Grosso em 2025.

Ainda de acordo com IME, o aumento na demanda externa no segundo semestre tende a aumentar a intensidade da alta nos preços do boi gordo, dado que a demanda interna também é maior neste período.

China compensa EUA

A ampliação da importação de carne bovina brasileira pela China compensou a queda nas exportações para os EUA devido ao tarifaço. De acordo com dados do MDIC, as exportações de carne bovina brasileira para o país asiático saltaram de 106 mil toneladas em agosto de 2024 para 158 mil toneladas em agosto deste ano, crescimento de 50% nos embarques. Já as vendas para os Estados Unidos caíram de 15 mil toneladas em agosto de 2024 para cerca de 6,4 mil toneladas neste ano, uma redução de 58%.

Compartilhe:

Veja também: