A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) concedeu nesta terça-feira, 3, à Revista Oeste a Comenda Porto do Sol. A iniciativa foi uma proposta do vereador Jessé Sangalli (PL) e homenageia pessoas ou instituições que se destacam principalmente por seu trabalho em favor da sociedade porto-alegrense.
O parlamentar afirmou que a capital do Rio Grande do Sul busca valorizar o jornalismo independente, de qualidade. Nesse sentido, reforçou o vereador, a Oeste faz um “bom jornalismo, sempre buscando a informação”.
Oeste é fonte confiável, diz vereador
Jessé parabenizou o trabalho da revista e destacou: “Em um mundo em que as estruturas sociais e políticas estão constantemente em transformação, a Oeste, por meio do site, da revista e da programação do YouTube, tem sido uma fonte confiável de conhecimento e reflexão, permitindo, assim, que seus leitores e telespectadores construam as suas próprias trajetórias com inventividade e independência”
Em seu discurso, a vereadora Fernanda Barth (PL) falou da coragem da revista e da necessidade de comunicar o que a sociedade precisa ouvir. “Sabemos que isso é algo cada vez mais raro no meio da imprensa nacional. Por isso, a Revista Oeste se ergue como um bastião da liberdade e da resistência neste país”.
Prefeito em exercício destaca “restauração de valores”
O prefeito em exercício Ricardo Gomes (sem partido) disse que a Oeste tem uma dimensão muito maior do que aquilo que as pessoas possam imaginar. “Nós queremos a restauração dos valores que a Oeste representa. Nós queremos os valores da liberdade”.
A diretora de redação e membro do conselho editorial da Oeste, Branca Nunes, relembrou a trajetória do veículo, que hoje conta com mais de 120 colaboradores, cerca de 20 milhões de visualizações mensais no site e mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.
“Conseguimos tudo isso sem um único centavo de dinheiro público. Nossa revista digital está prestes a alcançar os 100 mil assinantes. Um número que nos dará a musculatura necessária para continuar trabalhando em defesa do livre mercado, da democracia, do capitalismo e da liberdade de expressão”, afirmou.
+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste