A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil usou uma imagem do filme E.T. – O Extraterrestre para incentivar a saída de imigrantes ilegais do país. A publicação foi feita nas redes sociais, nesta quarta-feira, 23, com a frase: “Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa”.
Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem. pic.twitter.com/gJ46agWXet
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 23, 2025
A legenda da postagem recomenda o uso do aplicativo CBP Home, que permite a autodeportação com apoio logístico e financeiro.
“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”, diz o texto. “Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem.”
A imagem traz o logotipo do Departamento de Estado e faz parte da campanha do governo norte-americano para reduzir a presença de estrangeiros em situação irregular no país.
Está nos EUA ilegalmente? Por meio do aplicativo CBP Home, o governo dos EUA te dá a chance de voltar para casa com dignidade e sem custos. Lembre-se: sair voluntariamente pode melhorar opções futuras de imigração. Assista ao vídeo e saiba como se inscrever. pic.twitter.com/KHSN9BKoZD
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 20, 2025
O filme conta a história de um alienígena perdido que tenta voltar para casa com a ajuda de crianças americanas. Nos EUA, o termo “alien”, cuja tradução literal é “alienígena”, também é usado pejorativamente para se referir a imigrantes.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Segundo o site oficial, o CBP Home oferece aos imigrantes ilegais a chance de sair do país com passagens gratuitas, anistia de multas e um bônus de US$ 1 mil. A proposta é facilitar o retorno voluntário ao país de origem.
Brasil já recebeu mais de mil deportados dos EUA neste ano
Desde que voltou à presidência, Donald Trump adotou medidas mais duras contra a imigração ilegal. Em junho, os EUA registraram 209 voos de deportação, segundo levantamento do grupo Witness at the Border. É o maior número mensal desde 2000, com aumento de 54% em relação à média dos seis meses anteriores.
Saiba mais: “Governo Trump anuncia programa para imigrantes ilegais deixarem os EUA”
Os recordes anteriores são de setembro de 2021, com 193 voos para repatriação de haitianos, e de agosto de 2023, com 153 voos. Guatemala (51), Honduras (43) e El Salvador (22) somaram mais da metade das deportações em junho. Já a América do Sul recebeu 29 voos, enquanto 12 foram para a África. Outros 35 destinos completam o total.
O Brasil já recebeu 1,1 mil repatriados até agora. O voo mais recente chegou em 18 de julho. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cerca de 80% dos brasileiros deportados tinham jornadas exaustivas de trabalho e atuavam em condições precárias.