Uma transação de R$ 21,8 bilhões consolida a venda de 45 jatos E195-E2 da Embraer para a Scandinavian Airlines (SAS), incluindo opção de aquisição de mais dez unidades. O anúncio foi feito pela companhia aérea no início de julho, marcando o maior pedido individual recebido pela fabricante brasileira desde 1996.
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB-SP), a Embraer mantém sua expansão internacional mesmo diante de obstáculos no comércio exterior. “Mesmo diante dos desafios para o comércio internacional, a Embraer segue abrindo mercados gerando emprego e renda”, declarou Alckmin.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Modernização da frota da Embraer e sustentabilidade
O contrato atende à estratégia da SAS para modernizar sua frota, com foco em aumentar eficiência, diminuir emissões e criar novas oportunidades de crescimento a partir do hub em Copenhague, Dinamarca. As primeiras entregas dos aviões estão programadas para o final de 2027, com o restante previsto para os quatro anos seguintes.


Os jatos E195-E2, da família E2, são certificados para operar com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF), podendo utilizar 100% de SAF. “O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais.”